O município paga um dos piores salários da baixada cuiabana

Os/as trabalhadores/as da educação da rede municipal do município de Nossa senhora do Livramento realizaram Assembleia Geral, no sábado, (23.05) para avaliar o indicativo de Greve e a proposta encaminhada pelo prefeito. O diretor regional da Baixada Cuiabana pelo Sindicato dos Profissionais de Educação de Mato Grosso (Sintep/MT), Ricardo de Assis e o secretário de finanças do Sintep/MT, Orlando Francisco participaram da Assembleia.

A categoria encontra-se mobilizada reivindicando a correção do Piso Salarial e reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para incluir os/as funcionários/as da Educação.

No início da Assembleia o presidente da subsede de Nossa senhora do Livramento do Sintep/MT, Eluil Pereira, relatou que no dia 22 de maio, o sindicato recebeu um documento da prefeitura com uma proposta à categoria.

No documento, o Executivo propõe a implantação da Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, de forma escalonada, sendo que o piso integral só seria definitivamente implantado em setembro de 2015.

Na proposta estabelece os seguintes prazos: Em maio/2014, reposição de 5,5% a todos os servidores; em julho/2014 aumento de 6,5% somente aos professores/as; em fevereiro/2015, aumento de 8,0% só para aos professores/as e no mês de maio/2015, reposição do índice da inflação para todos os servidores. E. em relação ao PCCS irá apresentar um projeto de Lei, se possível, até final de 2014.

A categoria rejeitou o documento e aprovou uma contra proposta para ser enviado ao executivo, com o seguinte teor: maio/2014 a reposição de 5,5%, junho/2014, aumento de 6,5%; agosto/2014, aumento de 8.0% estendidos a todos os trabalhadores da educação e a implantação do Piso salarial profissional em fevereiro de 2015. E, em relação ao PCCS, a assembleia deliberou de que até novembro de 2014, deverá estar implantado.

Para o diretor regional da Baixada Cuiabana do Sintep/MT, o município apresenta uma situação favorável para avançar e garantir o Piso salarial, e caso não avance os/as trabalhadores/as de Educação de Nossa senhora de Livramento cruzaram os braços. "Atualmente, os profissionais da rede municipal recebem uns dos mais baixos Piso salarial da Regional Oeste I, ficando acima apenas do município de Barão de Melgaço, que é o pior salario da cuiabania", ressaltou o professor Ricardo de Assis. O atual piso salarial praticado no município é de R$775,00 para uma jornada de 25 horas.

De acordo com o diretor de finanças do Sintep/MT, a categoria está em "Estado de Greve, com o indicativo de greve aprovado desde a última Assembleia que foi realizada em 24 de abril, "Se a categoria aprovar a Greve. Será a primeira paralisação na história do município, que possui 284 anos de existência", frisou o professor de história Orlando Francisco.

Ciuabá, MT - 28/05/2014 13:43:37


Print Friendly and PDF

Exibindo: 741-743 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter