Os trabalhadores da educação de Jaciara (148km de Cuiabá) estão mobilizados para a marcha desta quarta-feira (16), que ocorrerá na Capital, a partir das 13h. A expectativa é que todos os municípios do polo regional Sul II - Vale do São Lourenço participem do ato público. A informação é da presidente da subsede em Jaciara do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e diretora regional, Doralice Vieira de Castro.
Antes de se deslocarem para a Capital mato-grossense, a categoria realizará, pela manhã, assembleia geral para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). "A proposta está na Câmara Municipal desde o dia 26 de junho e ainda não foi votada", relatou. Segundo ela, o plano quase foi votado sem as alterações feitas pelos trabalhadores da educação. "Constatamos ainda que algumas coisas tinham sido retiradas ou alteradas pelo Executivo Municipal, por isso solicitamos a revisão", acrescentou.
Após a assembleia geral, os manifestantes farão passeata na Av. Antonio Ferreira Sobrinho em direção à sede da prefeitura, onde ocorrerá o protesto. Após o almoço, os trabalhadores da educação se dirigem para Cuiabá. De acordo com a presidente da subsede, a categoria está fortalecida. "Durante as visitas a alguns municípios da região, frisei a importância do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$ 1.132,40, da aplicação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) em educação, dentre outros assuntos".
Entre os dias 19 e 27 de agosto, Doralice Vieira esteve em Paranatinga, Primavera do Leste, Nova Brasilândia e Planalto da Serra. No dia 04 de setembro, o município de Dom Aquino recebeu a visita da diretora regional. "Também falei sobre o pagamento da hora-atividade para todos os profissionais, inclusive os contratos temporários, além do PCCS, com a inclusão de todos os profissionais da educação das redes municipais", acrescentou.
Em Primavera do Leste e Nova Brasilândia, ela participou, juntamente com a diretoria de cada subsede, de audiências com os secretários municipais. "Já em Planalto da Serra, foram solicitados documentos para trabalhar a questão do Piso Salarial junto à Secretária de Educação", informou.
Ainda em Cuiabá - Após a marcha de quarta-feira, a presidente da subsede ficará em Cuiabá nos dias 17 e 18 para participar do Encontro da Região Centro-Oeste, que discutirá o Plano Nacional de Educação (PNE). No dia 19, os trabalhadores da educação de Campo Verde participarão do Curso de Formação Sindical da Regional Sul II. O evento contará com a participação de Doralice Vieira e da secretária-geral do Sintep-MT, Vânia Miranda. O tema será "Planejamento Estratégico Situacional", pertencente ao Fascículo 1 do Eixo 3 - Planejamento e Administração Sindical.