O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, e o secretário de Finanças, Orlando Francisco, participaram nesta manhã (29) da primeira reunião do ano do Fórum Permanente de Interlocução: MPE e Sociedade. Os sindicalistas levaram ao debate os problemas enfrentados pela categoria em todo o Estado.

A reunião foi realizada no auditório do prédio das Promotorias de Justiça e contou com a presença de promotores do MPE e representantes de diversos segmentos da sociedade. O objetivo é do evento foi fazer com que o MPE se aproximasse da sociedade e pudesse saber mais a respeito de suas demandas. 

Gilmar Ferreira disse que encontro foi importante para que o Sintep/MT pudesse levar ao conhecimento dos participantes do Fórum problemas referentes aos profissionais da Educação no Estado. Entre os temas está a luta, nas redes municipais de ensino, pela implantação do piso nacional.

"Em alguns municípios, está havendo ataques aos direitos dos trabalhadores por parte do poder público", denunciou o presidente do Sintep/MT. Sobre isso, Gilmar Ferreira avalia que o Ministério Público do Estado deveria ter participação mais decisiva, "até mesmo para ajudar a evitar as greves".

A polêmica a respeito da regularização do MT Saúde também foi levantada pelo Sintep/MT. "É fundamental que seja trazido à tona, mais uma vez, esse problema. Para nós, representantes sindicais, é uma grande preocupação. E mais do que isso: nós entendemos que o MPE deve ter ações mais concretas em relação a isso", disse Orlando Francisco.

Também foi levado ao debate o alto número de contratos temporários na rede de ensino de Mato Grosso, enquanto centenas de aprovados em concursos aguardam para serem chamados pelo governo do Estado.

 

 

Cuiabá, MT - 29/03/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5831-5840 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter