A comunicação é um instrumento político de formação da massa. Assim o escritor do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Vito Gianotti, iniciou a oficina do 2º Seminário Nacional de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A atividade foi realizada ontem (25), no auditório da entidade, em Brasília.

O palestrante falou sobre o papel da comunicação na organização da categoria, relembrando os primeiros passos da imprensa. "A comunicação dos educadores é muito importante para conseguir disputar a hegemonia e despertar o engajamento das pessoas". Ele explicou, a partir de uma abordagem mais ampla, de autoria do cientista político Antonio Gramsci, a definição de hegemonia. "É a direção cultural e moral da sociedade".

Nesse sentido, Vito Gianotti ressaltou a influência da seleção de pautas e uso da linguagem para a organização dos meios de comunicação. "Os veículos devem ter conteúdo de qualidade, pautado nas lutas da classe trabalhadora de um modo geral, independente do segmento específico, além de assuntos de repercussão nacional e internacional". Já a linguagem deve ser simplificada, estruturada em frases curtas. "As palavras simples são compreendidas por toda sociedade, independente do grau de escolaridade", acrescentou.

A periodicidade também foi abordada pelo escritor. "Os jornais comandados pelos grandes grupos do país são diários. Não é possível disputar hegemonia com uma publicação mensal ou anual. Ela deve ser diária ou, no mínimo, quinzenal no caso dos impressos". Com relação às novas mídias, o palestrante fez um alerta. "É preciso ampliar os meios de comunicação sindical, mas não se restringir a eles", ponderou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e secretário de Formação da CNTE, Gilmar Soares Ferreira, o seminário está inserido no esforço da formação sindical. "O grande desafio da luta sindical é reconhecer a importância do investimento em comunicação", resumiu. Para a vice-presidente do Sindicato, Jocilene Barboza, a oficina foi esclarecedora. "O tema foi apresentado com muita propriedade e clareza, despertando novas possibilidades da comunicação para a organização sindical".

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 26/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7321-7330 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter