A subsede de Colniza do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) divulgou Moção de Repúdio contra a atitude antidemocrática da Secretaria Municipal de Educação com relação às eleições para diretores das escolas municipais. Segundo o presidente da subsede, Manoel de Souza, o órgão desconsiderou a gestão democrática ao elaborar a normativa para o pleito. "Lamentamos muito a falta de respeito com a nossa entidade já que a secretária Mari Terezinha, excluiu o Sintep/MT do processo, ferindo o Art. 5º inciso XVI, XLI da Constituição Federal", protesta.

Além disso, alega o sindicalista, a secretária desrespeitou também o Art. 3º da Resolução nº 157/02, do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT). "Ela disse que abriria espaço para eleição de diretores nas escolas municipais que atingissem o número superior a 400 alunos, quando o Conselho determina o número de 120", argumenta.

As eleições foram realizadas apenas em algumas instituições, desconsiderando, por exemplo, as escolas Raquel de Queiroz, com número de alunos superior a 250, a Pré-escola José Salvador e a Escola Vital Brasil. "Estas, dentre outras, foram simplesmente ignoradas, tirando o direito de a comunidade escolar escolher, de forma democrática, o diretor para conduzir a gestão no biênio 2010/2011".

O presidente da subsede também lamenta a justificativa utilizada pela Secretaria de Educação. "A secretária disse que as eleições acarretariam gastos e que o povo poderia escolher uma pessoa que não conduzisse bem a escola. É triste que uma gestora pense assim. Acredito que tudo isso se deve ao domínio do 'cabresto', indicando pessoas ao cargo", conclui Manoel de Souza.

Confira aqui a íntegra da Moção de Repúdio.

Cuiabá, MT - 08/12/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7301-7310 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter