A próxima etapa será nos dias 11 e 12 de abril

O Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social de Mato Grosso, articulado com os movimentos sociais e com o comitê que organiza as ações para a realização do Plebiscito Popular em Mato Grosso, está realizando um ciclo de debates para tratar de questões pertinentes à "Reforma do Sistema Político Brasileiro".

O objetivo do Ciclo de Debates é compreender a proposta de reforma do sistema político brasileiro. A primeira etapa aconteceu nos dias 20 e 21 de março, no Salão Paroquial da Igreja "São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

O secretário de Infraestrutura Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Edson Evangelista dos Santos presente no evento, destacou a importância da atividade para a classe trabalhadora. "O sistema político brasileiro é viciado e vem de longa data. Precisa urgente profunda e ampla reforma ou o sistema político vai implodir, devido ao fisiologismo impregnado na classe politica que só legislam conforme os interesses individuais, em detrimento aos interesses coletivos da sociedade", avalia o professor Edson Evangelista que acompanha o tema representando o Sintep/MT.

A primeira etapa do Ciclo de debate teve como tema "A Reforma Política: processo, propostas, possibilidades, desafios", com o representante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, José Antônio Moroni, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC - Brasília).

Ainda mais quatro etapas irão acontecer visando aprofundar ainda mais o tema da Reforma Política e preparar os militantes dos movimentos sociais para realizar o "Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Política" previsto para a semana de 1° a 7 de setembro, com uma única pergunta: "você é a favor da convocação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?"

As próximas etapas do Ciclo de Debates:

Fortalecimento da democracia direta e participativa.
Assessor: Ivo Poletto. Filósofo, teólogo, educador popular e assessor de pastorais e movimentos sociais.
Data: 11 e 12 de abril de 2014

Aperfeiçoamento da democracia representativa
Assessor: Ivo Lesbaupin. Sociólogo e professor na UFRJ.
Data: 16 e 17 de maio de 2014

Democratização e transparência do Poder Judiciário
Assessor: Profº Saulo Tarso Rodrigues. Professor na UFMT.
Data: 6 e 7 junho de 2014

Democratização da informação e da comunicação
Assessor: Profº Gibran Luiz Lachowski. Professor do curso de Comunicação Social da Unematcampus de Alto Araguaia.
D
ata: 15 e 16 de agosto de 2014

Cuiabá, MT - 28/03/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4551-4560 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter