Comitê irá articular a realização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político

Após dois dias de avaliação das ações de 2013 e planejamento para 2014, as entidades que compõe o Comitê Interinstitucional Permanente de Educação do Campo de Mato Grosso (CIPEC/MT), reunidas no Centro de Formação Olga Benário Prestes, nos dias 25 e 26 de março, apontaram a necessidade de articular a realização Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político para que de fato seja promovida uma Educação do Campo voltada, principalmente, por quem vive no campo.
De acordo com informação do professor Ailton Oliveira de Amorim, presidente da subsede de Cotriguaçu do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), que representa o sindicato no Comitê, a falta de apoio à politica de Educação no Campo esbarra no sistema político conservador instalado no Brasil no período colonial. "Só com uma ampla e profunda reforma do sistema político brasileiro vamos avançar nas políticas públicas voltadas para o trabalhador do campo. O debate do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva, Soberana do Sistema Político será o ponto de pauta central de nossa Luta pela implantação de fato de uma educação no Campo conforme o desejo da classe trabalhadora. Nesse sentido, nossas ações devem ir além da organização das Escolas do Campo no Estado de MT", explica o representante do Sintep/MT.
"Com a reestruturação do sistema político chegaremos a Reforma Agrária que é pano de fundo para que as Políticas Públicas cheguem no campo onde está o povo. É necessário ir além das denúncias que fazemos e que temos que fazer quando os rumos são divergentes do que preceitua a Legislação vigente, temos que propor e direcionar as ações para que a Educação do Campo seja fato e não apenas uma leitura de mundo e teorização de conceitos", aponta o professor.
A reunião do CIPEC/MT teve por objetivo discutir a proposta de uma política pública articulada de formação para os profissionais que atuam na educação do campo, com base, especialmente, na Resolução 03/13 do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT) que estabelece as diretrizes para a organização da Educação do Campo em Mato Grosso. Ainda discutiu a organicidade do Comitê, avaliou as ações de 2013 e planejou as ações para 2014.

Cuiabá, MT - 31/03/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4551-4560 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter