Oito países estiveram presente na I Reunião de Trabalho entre a IEAL e a CNTE estiveram presentes o presidente Henrique Lopes, a Secretaria de Funcionários Guelda Andrade e a Secretária Geral Jocilene Barbosa para contribuir com o debate acerca da organização sindical e da formação dos/as funcionários/as da educação dos países Latinos, tendo em vista que Mato Grosso foi um dos primeiros sindicatos a realizar a unificação e pioneiro na formação de funcionários/as com o Projeto Arara Azul.

Na ocasião, estiveram presentes o Combert representante da IEAL, o pesquisador Ruan Aranibia, o presidente da CNTE o professor Leão e o professor João Monlevade, o fomentador da pesquisa. Além dos países como a Costa Rica, El Salvador, Paraguai, Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai e Bolívia.

A Internacional da Educação realizou uma pesquisa com 14 países e apenas 8 desses países manifestaram interesse em agregar os/as funcionários/as no mesmo sindicato e pela formação dos mesmos. O objetivo da pesquisa foi conhecer qual era a realidade dos/as funcionários/as da educação em relação à organização sindical e na formação profissional nos países Latinos.

O pesquisador Ruan Aranibia apesentou a pesquisa com o tema "Trabajadoras y trabajadores de la educación no docentes como parte del processo de la educación pública, na apresentação ele constatou que esse profissional possui responsabilidades diversas sobre o processo educativo, também constatou que em função da escola ter se tornado um espaço "educativo" esse profissional necessita de formação e de valorização.

Nos relatos apresentados pelos países ficou explícito que a forma de organização sindical é diversa, mas que alguns países já debatem a necessidade de se organizarem de forma unificada e também sobre a necessidade da formação profissional. Nesse sentido, a CNTE se colocou à disposição pra contribuir com esse processo.

Ao término da reunião, foram tirados alguns encaminhamentos que ficaram como tarefas para o Brasil e tarefas para os países que estiveram presentes, no sentido da organização e da formação dos funcionários/as da educação. Os representantes dos países levaram o módulo do Profuncionário "Orientações Gerais" em espanhol para entenderem a proposta de formação desenvolvida aqui no Brasil. Também ficou definido uma segunda reunião de trabalho para o 2º semestre de 2015 para uma avaliação dos encaminhamentos propostos já com a participação de funcionários dos respectivos países.
Com informações da CNTE

 

Cuiabá, MT - 10/09/2014 09:45:52


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4261-4270 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter