Nesta quinta-feira, 13 de novembro, Dia Nacional de Luta, às 19h, aconteceu a “Plenária 1 Ano do Plebiscito Constituinte!”, no auditório da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), sede da Secretaria Operativa do Comitê Estadual do Plebiscito. O evento marcou a retomada das atividades em Mato Grosso pós a realização do Plebiscito Simbólico que, aqui no Estado, colheu mais de 50 mil “SIM” pela Convocação de uma Constituinte Soberana e Exclusiva pelo Plebiscito Oficial da reforma do sistema político brasileiro.

Na abertura da Plenária o secretário de comunicação da CUT/MT, Robinson Ciréia fez um rápido informe sobre a reunião nacional da Campanha do Plebiscito. De acordo com ele os números do plebiscito foram impressionantes, pois mobilizaram mais de 100 mil voluntários que coletaram mais de 7,5 milhões dos votos favoráveis à Convocação Oficial de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político brasileiro.

Robinson contou que durante a reunião operativa nacional, ainda no período eleitoral, o resultado do Plebiscito foi entregue a candidata à presidência da República Dilma. “Ela afirmou ao receber que tinha certeza que o congresso não irá convocar o plebiscito sem que haja muita pressão social. Dilma defende que o plebiscito oficial tenha a mesma pergunta da campanha e mais outras três perguntas sobre questões como o Fim do financiamento privado, paridade fim das coligações proporcionais”, relatou Ciréia.

Ciréia, ainda informou que foi protocolado o Projeto de Decreto Legislativo na Câmara dos Deputados (PDC 1508/2014), e o mesmo PDC também foi protocolado no Senado. Durante o debate foi reafirmada a organizar a campanha pela convocação oficial do plebiscito. Apontando o seguinte tripé: fazer a organização, a formação e as mobilização de lutas. A tarefa é preparar as atividades em todo o território de Mato Grosso. Várias as atividades foram apontadas pelos participantes.

As principais são as seguintes:

- Organizar ônibus para a posse de Dilma, que será um momento político para reafirmar a plataforma política da classe trabalhadora;

- Dar visibilidade a Campanha pelo Plebiscito Oficial, sugestões foram

– adesivar carros, colocar faixas e banners nos eventos e produzir um material formativo e explicativo sobre a reforma política;

- Montar bancas na praça com material explicativos;

- Realizar atividades de mobilização e formação nos bairros;

- Produzir material direcionado ao parlamentares

- Agendar atividade de rua

- Intensificar o uso das redes sociais

- Retomar os comitês regionais

- Ampliar o Secretária Operativa com o mais entidades e pessoas

- Divulgar o resultado do Plebiscito de Mato Grosso, principalmente, dar retorno as pessoas que participaram do plebiscito,

- Chamar audiências públicas nas câmaras de vereadores

- Criação de Fórum Permanente da Campanha

Calendário de atividades

14 /11 - Atividade da Consciência Negra

17:30h na Praça Alencastro.

7/11 - Audiência Pública sobre os Direitos Civis – Câmara dos Vereadores

18/11 – Reunião da Operativa, ás 18h na CUT (terça-feira)

28/11 – Intervenção no: Ato na Marcha da Diversidade dia 28 de novembro e na Marcha das Mulheres Negras.

13/12 - Grande Ato pela Reforma Política, Às 8h, Na Praça Alencastro

31/12 A 01/01 - Marcha pela Reforma na Posse da Presidenta Dilma

Ficou agendada para a próxima terça-feira (18/11), uma reunião da Secretária Operativa Estadual. A proposta foi que um representante de cada entidade presente na “Plenária 1 Ano do Plebiscito Constituinte!”. As entidades que participaram foram: MST, CUT, Centro Burnier, Recid, Sintep, Ong Moral, Levante da Juventude, Juventude Revolução, PT-MT, UNE, UEE, JAE, SINDSEP, UJS. SINTEL; SEEB/MT e o Fórum em Defesa da Saúde Pública.

Cuiabá, MT - 17/11/2014 11:53:28


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4151-4160 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter