O projeto foi resultado dos trabalhos iniciados em 2012 na Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio e prevê uma carga horária de pelo menos sete horas diárias para os alunos.

Na semana passada, entidades educacionais criticam a jornada integral sugerida pelo projeto. Representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) reclamaram que, com a medida, os alunos do ensino noturno seriam prejudicados pois a carga horária seria menor.

Segundo o relator, o ensino noturno é um dos pontos polêmicos do projeto, junto com o prazo para se montar o ensino integral, a possibilidade de o Enem estar ou não dentro do currículo, e a inserção do ensino profissionalizante dentro do currículo.

Diagnóstico do TCU

Uma auditoria coordenada pelos tribunais de contas da União, dos estados (exceto SP e RR) e dos municípios, em 2013, mostrou que faltam 32 mil professores com formação específica nas 12 disciplinas obrigatórias do ensino médio, sobretudo em física, química, sociologia e filosofia.

O levantamento mostrou ainda que faltam vagas em 475 municípios para os jovens de 15 a 17 anos.

A comissão reúne-se às 14h30, em local a definir.

Fonte: Agência Câmara Notícias.

 

Cuiabá, MT - 09/12/2014 15:32:11


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