Nota do Enem 2014 deve ser usada; 128 universidades e institutos federais participam

RIO — Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 podem se candidatar a vagas em instituições públicas a partir desta segunda-feira através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Ao todo, será oferecido o número recorde de 205,5 mil postos em 5.631 cursos distribuídos por 128 universidades e institutos federais. As inscrições vão até 23h59m desta quinta-feira.

Para pleitear uma das vagas, o candidato precisa ter o número de inscrição e a senha do Enem. Caso a senha tenha sido perdida, ela pode ser recuperada no site do exame. Ao entrar no Sisu, o concorrente deverá selecionar um curso como sua primeira opção e outro como segunda. As opções podem ser a mesma graduação em universidades diferentes ou diferentes cursos na mesma instituição. Não é cobrada qualquer taxa na inscrição no Sisu.

O estudante deve estar atento às regras do curso em que se inscreverá. Em geral, para participar do processo basta ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. Porém, as instituições determinam critérios próprios e diferenciados. Algumas, por exemplo, adotam uma média mínima para que o candidato possa participar da seleção. Caso o postulante não tenha obtido aquela nota indicada, o sistema recusa sua inscrição.

ESCOLHA PODE SER MUDADA DURANTE PROCESSO

Durante o período de inscrição, o candidato poderá ver se sua nota permite entrar ou não no curso desejado. O Sisu faz uma classificação parcial e calcula a nota de corte, a menor entre os candidatos que estariam aprovados naquele dia, para cada curso e por modalidade de concorrência: ampla ou por cotas.

A classificação parcial não garante que o aluno que está aprovado em alguma das rodadas esteja de fato admitido no curso. Somente após a última classificação é que se disporá do resultado. Porém, com as notas de corte, o estudante pode mudar sua escolha quantas vezes quiser até o final do processo.

Por lei, as universidades federais têm um sistema de cotas em sua seleção. O candidato, de acordo com o tipo de cota da instituição pretendida, deve identificar se concorrerá à vaga pela seleção geral ou pela ação afirmativa.

Para estudantes oriundos de colégios públicos, por exemplo, as instituições reservam, no mínimo, 37,5% de suas vagas. Até 2016, tal reserva alcançará 50%, percentual hoje já em vigor em 68 das instituições federais cadastradas no Sisu.

Nessa porcentagem de alunos egressos de escolas públicas, há diferentes distribuições das vagas. Metade dos postos é destinada a estudantes com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio mensal. O preenchimento das vagas também leva em conta critérios de cor ou etnia, de forma que pretos, pardos e indígenas autodeclarados dispõem de reservas nas instituição em proporção similar à da população de seu estado — dado calculado segundo critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE
 
Se o estado, por exemplo, tiver 50% de sua população de negros, metade das vagas destinadas a alunos de colégios públicos terá que ser preenchida por candidatos que se declaram negros. Quem optar pelo sistema de cotas deverá comprovar que preenche os requisitos no momento da matrícula.

Para todos os postulantes do Sisu, em caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos à vaga será feito a partir de critérios estabelecidos no edital. A redação é o primeiro deles, seguido pela maior nota na prova de Linguagens. Depois vêm, na ordem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

REPESCAGEM E NOVA RODADA NO MEIO DO ANO

O estudante que se candidatar por meio do Sisu também poderá fazer o mesmo para participar do Prouni, o programa federal de bolsas de estudos para universidades privadas. Além disso, aos que não conseguirem vaga em nenhuma das opções desejadas há uma lista de espera. Para participar dela, o estudante deve esperar o anúncio da data da nova rodada de inscrições. Porém, o postulante só poderá concorrer a uma vaga na “repescagem” para o curso que foi sua primeira opção originalmente no Sisu. Como em outras edições, o Sisu terá nova rodada de inscrições no meio do ano para vagas do segundo semestre.

Fonte: O Globo
Cuiabá, MT - 19/01/2015 14:17:08


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4051-4060 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter