Mato Grosso participa da Semana Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, uma ação da Campanha Nacional Coração Azul. A programação estadual realizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP) e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos realiza desde ontem (27) a 31 de julho (confira programação abaixo), uma série de palestras, panfletagens para a conscientização sobre o tema, que culminará com uma audiência pública no encerramento da semana.


O Sintep-MT, parceiro na causa, apoia a ação por considerar o tráfego de pessoas uma prática desumana, cruel e repulsiva que tem de ser combatido. A prática tem como principais vítimas mulheres, crianças e adolescentes. Ela fere a dignidade e o conceito de civilidade. “As mulheres vitimizadas pelo tráfego são duplamente criminalizadas, principalmente quando se trata de exploração sexual (58% dos casos). Para grande parte da sociedade a mulher "aceitou" as condições do traficante E se desconsidera os motivos que a levaram a tal situação”, destaca a secretária de políticas sociais do Sintep-MT, Marli Keller. 
 
Dados do Ministério da Justiça apontam que No Brasil, de 2005 a 2011, foram investigadas 514 denúncias de tráfico de pessoas. Desses, 344 dos inquéritos são relacionados ao trabalho escravo, 157 de tráfico internacional e 13 de tráfico de pessoas. Nesse período, a atuação do Estado Brasileiro resultou no indiciamento de 381 suspeitos, dos quais apenas 158 foram presos.


A mensagem da campanha destaca “Liberdade não se compra, Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”. Pois, não há país ou Estado livre de tráfico de pessoas daí a importância do apoio da população nas denúncias de casos. Para relatar casos a sociedade pode ligar para o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, o Ligue 180, da secretaria de Políticas para as Mulheres. E ainda,  encaminhar denúncias por e-mail para Polícia Federal: urtp.ddh@

Confira a Programação

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 28/07/2015 16:47:20


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3881-3890 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter