Em reunião ordinária realizada na quarta-feira passada (04), o pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES/MT) votou, por unanimidade, pela instituição da Comissão Intersetorial da População Negra. A finalidade é acompanhar a efetivação do Plano Nacional da Saúde da População Negra. A reunião contou com a participação da conselheira nacional de Saúde, Jurema Werneck.

Para o representante do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) no CES/MT, Orlando Francisco, a expectativa é de que o Plano seja implantado o mais brevemente possível. "Para que isso aconteça é preciso que nós, do Conselho, tenhamos participação ativa. Assim, o bom andamento do projeto fica garantido", afirmou.

A Comissão Intersetorial foi instituída pela Portaria 992, de 13 de maio de 2009. O documento prevê a promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnicos raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conselhos - Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados, deliberativos e propositivos, composto por representantes de usuários (50%) e prestadores de serviços, governo e profissionais de saúde (50%), e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde nas três esferas de governo. Fundamentados na Constituição Federal Art. 196, 197, 198 e 200 e nas Leis Federais nº 8080/90 e 8142/90.

Em Mato Grosso, o Conselho Estadual de Saúde é composto por 30 conselheiros titulares e 30 suplentes, eleitos para exercer o cargo por dois anos, podendo ser reconduzido, conforme determina o § 3º, Art. 18 da Lei Complementar nº 22/92.  As reuniões ordinárias do colegiado ocorrem toda primeira quarta-feira do mês, no período de fevereiro a dezembro, às 14h.

 

Cuiabá, MT - 11/08/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7561-7570 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter