A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participou nesta quinta-feira, 31 de março, da Marcha dos 100 mil, em Brasília. A manifestação superou as expectativas dos organizadores, com a presença de cerca de 200 mil pessoas, sendo 10 mil trabalhadores de 23 sindicatos filiados à CNTE. A ato integrou o Dia Nacional de Mobilização, com concentrações em diversas cidades do Brasil.

Na pauta de reivindicações da CNTE estão, a não militarização das escolas, não às Organizações Sociais (OSs), não à mercantilização da educação, não ao fim da aposentadoria especial dos professores, não ao aumento da idade para aposentadoria e não à mesma idade para aposentadoria de homens e mulheres.
Segundo o presidente da CNTE, Roberto Leão, estavam presentes no evento trabalhadores em educação e funcionários de diversos setores. “Toda a classe trabalhadora unida em defesa da democracia”, afirmou.

“Claro que nós temos também reinvindicações importantes, por exemplo: nós somos contra a reforma da previdência, nós não queremos a militarização das escolas, nós não queremos que as escolas sejam dirigidas pelas OSs, mas acima de tudo isso existe a luta em torno da democracia que neste momento corre risco no nosso país”, declarou.

De acordo com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, organizadoras do evento, os protestos são em defesa da democracia – golpe nunca mais; contra o ajuste fiscal – por outra política econômica; e em defesa dos direitos trabalhistas – contra a reforma da Previdência.

“Nós da educação temos o nosso piso salarial assegurado pelo governo federal e nós queremos manter essa conquista. E esperamos que venha mais vitórias para educação, por isso participamos deste ato”, afirmou a professora Fátima Pacheco, de Ubá/MG.

“Neste país nós nunca vivemos verdadeiramente as conquistas que estamos tendo agora e precisamos lutar se quisermos mantê-las. Então saí de Alagoas e estou participando dessa marcha grandiosa”, enfatizou a professora aposentada e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Célia Capistrano.

A marcha que ocorreu de forma pacífica, contou com a presença de toda a diretoria da CNTE, além de artistas e dirigentes de movimentos sociais. A concentração teve início às 14h, no estádio Mané Garrincha e os manifestantes seguiram, em marcha, até a Praça dos Três Poderes, onde o evento foi encerrado por volta das 22h.

Confira todas as fotos da manifestação na página da CNTE no Facebook.

Cuiabá, MT - 01/04/2016 11:41:18


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3621-3630 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter