Em Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), realizada ontem (20.03), em Cuiabá, os educadores votaram pelo Estado de Greve na Educação Pública de Mato Grosso. O objetivo é aprofundar a mobilização a todos e todas os profissionais para uma possível paralisação a ser definida em maio, pela garantia da Campanha salarial (data base em maio).

Dentre a Pauta de Reivindicação aprovada destaca-se, como principais pontos: valorização profissional e autonomia da escola; recursos da educação; condições de trabalho na escola; políticas educacionais; e seguridade social e saúde do trabalhador, pelo cumprimento integral da Lei 510/2003, com a garantia da negociação feita em 2016, para que não comprometa a Dobra do Poder de Compra.

Já para as lutas nas redes municipais, a mobilização se dá em defesa da   garantia do pagamento do Piso Salarial Nacional (Lei 11,738/2008) aplicado na carreira, a defesa da profissionalização dentre outros pontos aprovados.

Tanto no Conselho de Representantes quanto na Assembleia Geral, as intervenções foram para reconhecer a nível nacional a gravidade do momento em que estamos vivendo, pelas reformas do governo golpista de Michel Temer, que insiste em retirar direitos, como previsto na reforma previdenciária, trabalhista e do Ensino Médio.

Com o reconhecimento de grandes mobilizações que aconteceram nas duas redes em Mato Grosso, em função da Greve Geral do dia 15 de março, greve convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), foi aprovada na Assembleia Geral uma RECOMENDAÇÃO À CUT NACIONAL, para que busque junto com as demais centrais sindicais a construção da Greve Geral para barrar o ataque dos governos golpistas aos direitos da população.

Henrique Lopes do Nascimento, presidente do Sintep/MT, reforçou o fato do momento ser de construção da solidariedade da classe trabalhadora para a unidade da luta de homens e mulheres, do setor público e privado, do campo e da cidade, ativos e inativos, de todas as centrais sindicais. "Uma ação solidária em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse.

Ouça: Presidente do Sintep/MT fala sobre Estado de Greve

Confira a Pauta de Reinvindicação 2017 na Integra

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 21/03/2017 10:55:08


Print Friendly and PDF

Exibindo: 3231-3240 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter