“Precisamos continuar em movimento, somos 52% da população e mãe da outra metade”, conclamou a ex-ministra de Políticas para Mulheres Eleonora Menicucci, ao receber a informação ontem (25.10) sobre a vitória, na ação em que foi arrolada ao denunciar a cultura do estupro. O caso iniciado em 2015, pela então ministra, mobilizou as mulheres e ganhou o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) através de manifesto divulgado nas redes sociais.

A vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, que atua como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM-MT), afirma que a convocação de Eleonora para a permanência no enfrentamento à violência contra a mulher integra a pauta de luta do coletivo de mulheres do Sintep/MT.

 “A mudança cultural demanda um trabalho educativo, formativo e de enfrentamento contínuo. No nosso caso, são 500 anos de uma cultura baseada em valores machistas que violentam as mulheres cotidianamente. Não será uma mudança simples! Já tivemos conquistas importantes nas últimas décadas, mas o atual contexto tem sido de retrocessos, diz Jocilene.

A cultura machista está incorporada em práticas nada evidentes. Ao atribuir a mulher a imagem santificada, pelo fato de gerar filhos, consolida-se padrões de comportamento que congelam o livre arbítrio. E, a partir daí, justifica-se a violência. “A mulher embriagada está liberada para o abuso, ou então, o tipo de roupa que usa autoriza a violência sexual, são atitudes como essa que fazem com que os índices de estrupo aumentem na sociedade”, cita. Pesquisas divulgadas na mídia revelam que existe hoje no Brasil cerca de 10 estupros coletivos, ao dia.

Para a vice presidente do Sintep/MT, a escola é espaço estratégico para se fazer o debate, construir novos significados e alterar práticas culturais de dominação. “Daí a necessidade de fazermos dela um espaço que se estruture em torno dos princípios da igualdade de gênero, dos direitos das mulheres e das crianças e adolescentes”, conclui.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 25/10/2017 11:48:03


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2811-2820 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter