Informar para combater o preconceito. Essa é a proposta do minicurso “Alguns aspectos e esboços introdutórios das ‘religiosidades’ afro-brasileiras, uma abordagem histórica” promovido pelo Sintep/MT nesta sexta-feira (17) e sábado (18). O evento reúne educadores da Baixada Cuiabana, região de Mato Grosso com maior concentração de comunidades quilombolas. O objetivo é desmistificar a imagem das religiões afro-brasileiras e que essas informações sejam tema de debate nas escolas.

O minicurso é ministrado pelo professor pós-doutor e autor do livro “Por que somos racistas”, Flávio Antônio da Silva Nascimento. No evento, o professor mostra o surgimento das religiões africanas, como elas se desenvolveram após o tráfico de africanos para o Brasil e as transformações após a abolição da escravatura até os dias atuais.

“Professores de história tem que aprender o que não está nos livros didáticos para que alunos possam começar a entender a questão da cultura negra no Brasil”, enfatiza Nascimento, que mostrou como fatores que aconteceram há mais de 400 anos e foram sendo reafirmados pela elite branca se relacionam com o preconceito contra negros e as religiões afro-brasileiras.

Entre os fatos pouco conhecidos explorados pelo professor estão a “guerra religiosa” entre os padres e os líderes religiosos africanos (conhecidos como O’nGangas) no período da escravidão; a utilização de festas religiosas, como a Folia de Reis e as procissões, que se assemelhavam às celebrações negras para a “conversão” dos escravos ao catolicismo; e a assimilação dos cristãos de magias das religiões afro-brasileiras como bater na madeira três vezes e colocar a vassoura atrás da porta.

“Os estudantes trazem para dentro das escolas os conceitos e questões que são reproduzidos por sua comunidade. Ao falar sobre racismo e as religiões afro-brasileiras é possível informar e desmistificar o preconceito, o que também acaba sendo difundido na comunidade em que cada aluno vive”, explica o diretor regional do Sintep/MT, Ricardo de Assis.

Na segunda-feira (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Sintep/VG realiza uma versão mais curta do minicurso, com 8 horas de duração. O evento acontece das 8h às 17h, na sede do Sindicato, na Travessa Pedro Pedrossian, nº 27, bairro Jardim Aeroporto, Várzea Grande.

 

Assessoria Sintep/MT

Cuiabá, MT - 17/11/2017 17:24:07


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2761-2770 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter