“Ninguém pode ser ou realizar algo como o que realizamos, sozinho. Então, todas as homenagens que recebo, tenho claro que tudo foi um feito coletivo e nada seria realizado sem cada um e cada uma de vocês”. Com essa frase, o professor Júlio Viana, militante sindical, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, e defensor da educação emancipadora, há mais de 30 anos, recebeu na noite de quinta-feira (31.11), o título de cidadão, do município de Juína (733 km de Cuiabá).

Trajado de forma atípica, para aqueles e aquelas que o conhecem na militância, com terno completo, os longos cabelos e barbas grisalhos, escovados e presos, em respeito à homenagem. Porém, a solenidade necessária ao evento, não maquiou a personalidade “freiriana” do educador, que com a gravata vermelha e chinelos de couro deixou sua marca na indumentária burguesa, ao receber o título das mãos do vereador Carlito Pereira Rocha.

Nascido no Rio de Janeiro, Viana veio se aventurar no interior mato-grossense em 1982 (o que na época era, de fato, uma aventura), mais especificamente no município de Itaúba. Foi professor interino e depois passou no concurso da rede estadual de Educação. Filiado ao Sintep/MT desde 1988, foi diretor regional, presidente por duas gestões (1998 a 2006) e atualmente é secretário de Articulação Sindical.

Conhecido por seu jeito sonhador e humano, o professor defende que se combate a ignorância com paciência e amor. “Uma professora postou algumas coisas ofensivas no grupo do WhatsApp e defendeu uma postura extremamente conservadora. Quando eu vejo isso, não fico bravo. Porque essa pessoa não tem a formação política que nós temos. E o que ela aprendeu está repetindo. Nós temos que alcançar essas pessoas e com paciência mostrar que o mundo vai além da visão restrita que ela tem”, contou ele no X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT.

 

Assessoria Sintep/MT

Cuiabá, MT - 01/12/2017 12:41:33


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2731-2740 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter