O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa nesta terça-feira (31.07), às 9 horas, na Escola Estadual Presidente Médici, da reunião de diretores e diretoras de escolas estaduais, com presença de representantes da comunidade escolar, para deliberarem ações contra o atraso de repasses dos recursos da Educação, promovido pelo governo Taques.

Desde o início do ano, o governo estadual tem atrasado os repasses do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O recurso, que é repassado em quatro parcelas, com base no número de estudantes matriculados no ano anterior, é aplicado na manutenção da escola.  No mês de maio, após atrasar a 2ª parcela do PDE, a administração estadual fatiou os valores pagando apenas 25% do montante devido.

“A falta desses recursos impossibilitará a retorno das aulas no segundo semestre. Em algumas escolas já está faltando papel higiênico, e na maioria os gestores estão sem poder quitar os débitos com os fornecedores (gás, produtos de limpeza, material pedagógico). Uma transgressão que o governo impõem aos gestores quando deixa de manter os recursos necessários para o funcionamento das atividades”, acusa a presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza.

O sindicato tem denunciado na mídia o atraso nos repasses obrigatórios para as escolas. Os cortes de investimentos estão precarizando ainda mais o atendimento educacional nas escolas públicas. “Uma incoerência já que o governo Taques tem ampliado os valores de isenções e renúncias fiscais”, alerta.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 30/07/2018 19:51:06


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2341-2350 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter