A ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza, receberá do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM) o Prêmio Estadual “Ruth Marques Corrêa da Costa” in memoriam, pela luta em defesa dos Direitos Humanos das mulheres no Estado. Nessa edição, a 4ª promovida pelo CEDM outro prêmio será entregue, desta vez para a professora Maria Orly, a homenageada de 2019.

A homenagem do CEDM é uma referência ao Dia Nacional das Mulheres (31 de abril), e é entregue àquelas mulheres que marcaram a história de luta feminista no estado. A solenidade de premiação ocorrerá dia 3 de maio, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Mato Grosso.

Jocilene foi militante dos direitos das mulheres e representante do Sintep/MT no Conselho, onde ocupou a cadeira de presidente da entidade entre 2016 a 2018. A técnica em multimeios didáticos, mestre em Educação, ingressou na educação pública em 1994, e desde então construiu um legado na militância pelas causas trabalhistas em especial das mulheres e negras. A ex-presidente do Sintep/MT morreu prematuramente num acidente automobilístico, em dezembro de 2018, mas deixou uma história respeitável durante os seus 43 anos de vida.

A escolha do nome da ex-presidente do Sintep/MT reforça a lista de mulheres e militantes da causa feminista, no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. A lado de Jocilene, nessa galeria de homenageadas, foram lembradas a ex-dirigente Marli Keller, e a professora que dá nome ao título Ruth Marques Corrêa da Costa.

Premiada da 4ª Edição

A solenidade de reconhecimento às mulheres mato-grossenses que fazem parte da história de luta e enfrentamento a causa feminista, no estado, terá como homenageada em 2019, a também a professora Maria Orly, aposentada da educação, ex-secretária geral da Associação Mato-grossense dos Profissionais da Educação (AMPE)  que contribuiu com a construção de conquistas que asseguram as mulheres avanços na carreira e uma vida independente.

Assessoria/Sintep-MT

Professora Maria Orly (à esquerda) e Jocilene Barboza

*atualizada

Cuiabá, MT - 18/04/2019 12:52:19


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1961-1970 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter