O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa pela segunda vez, da reunião do Fórum Intersetorial de Acompanhamento de Monitoramento do Plano Nacional de Educação criado em fevereiro por iniciativa do Ministério Público do Estado. Os debates ainda em fase inicial tratam da regulamentação interna do Fórum, mas já tem definido as prioridades de acompanhamento para as metas 01, 04, 05, 07e 10. 

As referidas metas tratam respectivamente da universalização da educação infantil (meta 1); universalização da educação para população de 4 a 17 anos com deficiência e transtornos globais (meta 4); alfabetização das crianças até 8 anos de idade (meta 5); Atingir as metas nacionais do IDEB já previstas no Planos de Desenvolvimento da Educação; e, oferecer no mínimo 25% das matriculas da formação de Jovens e Adultos na formação integradas ao ensino profissionalizante, anos finais do Ensino Fundamental e Médio (meta 10).

Ausente da segunda reunião do Fórum, em que foram definidas as metas a serem trabalhadas, a representante do Sintep/MT, Maria Luiza Zanirato apresentou como pauta suplementar a inclusão da meta 20, que trata sobre a ampliação dos investimentos públicos em educação. Segundo Maria Luiza, assegurar mais recursos é tema estruturante para ampliar os atendimentos da Educação Pública e Gratuita.

“A iniciativa desse monitoramento é válida na medida que em tempos de “ajuste fiscal” os planos de educação não sejam secundarizados, e se assegure o planejamento da oferta e demanda da educação escolar, da Educação Infantil até o Ensino Superior”, destacou. Contudo, o Fórum optou por colocar a meta 20 como tema transversal as metas defendidas.    

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 02/05/2019 17:48:27


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1941-1950 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter