O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) destacou na participação na 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire, que ocorre desde quinta-feira (27,06) em Curitiba, a importância do debate e da construção de propostas educacionais. Nesse sentido a dirigente Guelda Andrade considerou importante que as palestras incluíssem como tema a necessidade da efetivação da formação de funcionários de escola para dentro das universidades.

Uma das representantes do Sintep/MT, presentes na Conferência, Guelda iniciou sua fala com uma citação de Paulo Freire " O mundo não é, o mundo está sendo. Não somos objeto da história, mas sujeitos ... " para justificar a atuação e a resistência neste momento, que as coisas não estão prontas e acabadas, mas sim, estão em movimento. Segundo Guelda, todos e todas são responsáveis por construir uma nova história da formação profissional, que passe a considerar o funcionário de escola como alguém que produz educação no espaço escolar e necessita de sólida formação acadêmica para fortalecer sua atuação política e educacional no chão da escola.

“Precisamos tratar de formação profissional sem nos limitarmos apenas à formação de professores. Mas, ampliar o debate para a formação dos profissionais da educação”, defendeu. Conforme a dirigente, considerando que os profissionais são educadores, que produzem educação no espaço da escola, “negar a formação é negar o conceito de currículo e de gestão democrática, considerando que o currículo é produção humana e não se reduz a uma listagem de conteúdo”, disse.

Segundo Guelda, a formação teórica é também fator preponderante para fortalecer o processo de gestão democrática no espaço da escola. “Nós, militantes nos forjamos na luta do dia a dia, mas a teoria complementa o conhecimento e o debate político”, destacou. 

Na oportunidade ressaltou a importância de uma ação contundente dentro das universidades, afim de tornar a formação de funcionário uma conquista de fato e de direito. 

Junto com Guellda Andrade participaram como delegadas do Sintep/MT as dirigentes Sidinei de Oliveira Cardoso, Tânia Jorra e Lucinéia Gouveia dos Anjos.

Confira fotos no facebook do Sintep-MT

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 28/06/2019 17:55:10


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1821-1830 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter