O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa nesta quinta-feira (19.03), às 9h, na sede da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) da primeira reunião do ano de 2020 entre Sindicato e Seduc/MT, para tratar das pautas de reivindicação da categoria. 

O encontro cumpre o acordo do pós-greve, onde foi proposto pelos dirigentes a realização de reuniões bimestrais com o governo. Na pauta da primeira agenda do ano ganha destaque o decreto nº 407/20 do governo Mauro Mendes, que apresenta medidas paliativas para a contenção à pandemia do Coronavirus. “Não cria rede de proteção para tratar a dimensão do problema, segundo orientações da Organização Mundial de Saúde”, alerta o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira. 

Segundo análise dos dirigentes do Sintep/MT, o governo e a comissão que trabalha o assunto, a qual a própria secretária de Estado de Educação faz parte, está dando as orientações da OMS, quando destaca o isolamento da população, um tratamento de férias. A orientação oficial da Seduc/MT é para que os funcionários e profissionais que ocupam cargo de dedicação exclusiva, permaneçam nas escolas, enquanto apenas os docentes entram em quarentena do dia 23 de março a 5 de abril.

Para além desse quesito outros pontos do decreto serão debatidos, como o processo de atribuição de aulas, que continua até o dia 21/03 (sábado), contudo sem alterar os equívocos apontados pelo Sintep/MT na Portaria de Atribuição.  

Apesar da crise trazida com Coronavirus, o Sintep/MT não deixará de tratar e apontar ações necessárias para que, após o encaminhamentos de combate a pandemia, tenhamos como assegurar as defesas apontadas pelo Sintep/MT (Concurso Público; Profuncionário; Novo Ensino Médio; Militarização de Escolas; Gestão Democrática/CONGED; Processo de avaliação em estágio probatório; Pauta Salarial; Reformas/construção de escolas).

“Temos que fazer nossa luta, pois se o governo tivesse assegurado os direitos salariais em 2018 e 2019, os profissionais estariam melhor preparados agora para enfrentar essa crise”, alerta Valdeir Pereira.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 18/03/2020 19:22:05


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1341-1350 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter