As aulas no município de Sinop foram suspensas após dois profissionais da rede municipal de educação serem diagnosticados com Covid-19. A medida anunciada as pressas  pela Secretária Municipal de Educação, na manhã desta quarta-feira (20.05), confirma a preocupação que levou o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) ao debate com a comunidade escolar, para sensibilizar e esclarecer  sobre o risco que estariam correndo. Apesar dos inúmeros alertas foram necessárias duas vítimas para que a prefeita revisse o posicionamento de suspender as aulas iniciadas no dia 18 de maio.

O risco anunciado foi ignorado pela administração municipal, quando flexibilizou o funcionamento de setores não essenciais na cidade. Hoje, conforme notícias divulgadas o município está com 60% de ocupação dos leitos hospitalares destinados ao atendimento de Covid-19. Uma preocupação ainda maior para a Educação, pois desde o dia 4 de maio, os/as trabalhadores/as da educação são obrigados/as a irem até as unidades escolares principalmente, nas segundas-feiras, para entregar e receber dos pais atividades pedagógicas encaminhadas pela escola.

“A ação do executivo municipal foi arbitraria, contrariando inclusive o que a própria Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) orientam em todo o estado. Não dá para colocar as crianças em risco, profissionais da Educação e toda a comunidade em função de medidas personalísticas, desconsiderando a ciência e a vida da população em geral", afirma o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 20/05/2020 18:22:42


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1191-1200 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter