O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa de mais uma reunião hoje, segunda-feira (25.05), às 14 horas, da Comissão Especial que estuda a construção da volta às aulas em Mato Grosso, suspensas pela pandemia. O terceiro encontro terá a participação do professor emérito da Universidade Federal de Goiás, Luiz Fernandes Dourado, e a vice-reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT), Nilce Maria da Silva. O debate será transmitido ao vivo, pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Apesar de duas reuniões realizadas, a Comissão estará instalada até a segunda semana de julho. Até lá, o foco será o acompanhamento do quadro da pandemia, como um dos indicativos para a retomada ou não das aulas nas escolas das redes públicas no estado.

Os participantes da Comissão deliberaram posição favorável pela continuidade de suspensão das aulas, apesar de alguns municípios terem adotado posturas diferenciadas, e iniciado o funcionamento das escolas. Diante do quadro Ministério Público Estadual publicou em seguida orientação pela manutenção do fechamento das escolas. Outro ponto defendido na Comissão foi a retomada das aulas em conjunto entre as redes municipais e estadual. Essa medida está relacionada ao transporte escolar, feito em parceria entre estado e municípios.

O Sintep/MT mantém nos debates a defesa do isolamento social com foco na prevenção à saúde dos estudantes e trabalhadores da educação. Contudo, aponta a deficiência do governo em criar estratégias para assegurar a manutenção da quarentena. “Ao suspender o processo de contratação de profissionais da educação, no início da pandemia, deixou vulneráveis os trabalhadores e suas famílias que necessitam de assistência financeira para sobreviver”, alerta o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 25/05/2020 12:55:16


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1181-1190 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter