A subsede de Rondonópolis do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a 218 km de Cuiabá, realiza ato público, a partir das 7h30 de amanhã (25), na Praça Brasil. A categoria também convocou os pais e estudantes para participarem da manifestação. O objetivo é cobrar um posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sobre o acórdão n° 18.881, que proíbe a contratação de profissionais pelo Estado durante o período eleitoral.

As 35 escolas da rede estadual de ensino de Rondonópolis apontaram carência de 72 professores, em função de licenças e afastamentos, além de casos de óbito. "Já recorremos ao Ministério Público, Promotoria da Infância e Juventude e apresentamos os documentos elaborados por cada unidade, comprovando a materialidade do problema", informou o presidente da subsede, João Eudes.

Segundo ele, o fato de articuladores e coordenadores assumirem a sala de aula é preocupante. "Além disso, temos professores se desdobrando para tentar suprir a demanda, mas é praticamente impossível", argumentou. O sindicalista destacou ainda que a gravidade da situação exige um posicionamento urgente do TRE/MT, e não medidas paliativas. "Queremos que o Pleno avalie e busque soluções que atendam de fato à categoria e aos alunos, que estão sendo muito prejudicados pela falta de contratação de professores", concluiu.

Outros pontos - Além da exigência da contratação excepcional de profissionais da educação, os manifestantes vão reivindicar a implantação imediata do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) conforme a Lei 11.738/08 e a aplicação de 25% do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na Educação.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 24/08/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6841-6850 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter