De 1° a 7 de setembro, durante a Semana da Cidania, será realizado em todo o país o plebiscito popular pelo limite da terra. VOTE SIM! As urnas serão colocadas em praças públicas, escolas e outros espaços de grande circulação de pessoas, nas cidades e no campo.

Em Mato Grosso, haverá urnas na capital e interior. Em Cuiabá, terá votação na praça Ipiranga, UFMT, escolas públicas e diversas paróquias. A abertura do plebiscito será dia 1° de setembro, uma quarta-feira, na Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá, às 7 horas, com a distribuição de cerca de mil pães com chá. Haverá ato público.

O fechamento da semana será dia 7, às 19 horas, com a celebração do Grito dos Excluídos, na Igreja do Rosário.

Com o plebiscito, os brasileiros e brasileiras vão dizer, marcando sim ou não nas cédulas, se querem estabelecer, por lei, um limite para as propriedades rurais no país.

O resultado do plebiscito será encaminhado ao Congresso Nacional, em prol de uma lei de iniciativa popular, nos moldes da Lei da Ficha Limpa, propondo a inclusão d eum quinto ítem no artigo 186 da Constituição Federal, que trata sobre a terra, estabelecendo justamente o limite para as propriedades rurais.

A concentração de terras no Brasil remonta às capitanias hereditárias, quando o país foi dividido em 15 imensas sesmarias. Desde então, a terra está concentrada nas mãos de poucos. Isso cria uma série de problemas sociais, entre eles a fome, já que as monoculturas, como da soja, por exemplo, plantadas nas grandes propriedades, são focadas no lucro e não na soberania alimentar. É agricultura familiar que tem como foco colocar comida de qualidade e barata na mesa das famílias.

É essa discussão que o plebiscito propõe levantar.

Outros plebiscitos populares - não muitos - foram realizados no Brasil, como o que tratou sobre a Dívida, a ALCA e a Privatização da Vale do Rio Doce.

O plebiscito do limite da terra está sendo organizado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que articula diversos movimentos sociais. O Fórum Estadual já foi constituído em Mato Grosso e é coordenado pelo Centro Burnier Fé e Justiça.

Telefones para contato:

Inácio Werner (Centro Burnier Fé e Justiça): 92361499

Alex Campos (UFMT): 8401-3436

Ademir Mantovani (Comissão Pastoral da Terra): 9603-1750

Miguelina Sampaio(Centro de Estudos Bíblicos): 9256-4726

Cuiabá, MT - 31/08/2010 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6821-6830 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter