Escolas de Mato Grosso suspende atividades devido a surto de Covid entre trabalhadores

Além da escola em Rosário Oeste, outras unidades de ensino da rede estadual em Várzea Grande, Cuiabá, Alta Floresta e Canarana também tiveram que suspender as atividades presenciais por conta do surto de Covid-19 entre os trabalhadores da Educação

A Escola Estadual Coronel Artur Borges localizada no município de Rosário Oeste, distante 105 Km de Cuiabá, engrossa a lista de unidades escolares que precisaram paralisar as atividades presenciais devido ao surto de infecção pelo novo coronavírus entre os educadores. A escola que tem no seu quadro funcional cerca de cinquenta trabalhadores da educação, entre professores, técnicos e apoios administrativos já está com dois casos confirmados por exames laboratoriais, e diversos outros casos suspeitos, com os trabalhadores já em quarentena. 

A escola estava funcionando com atividades internas, já que os professores estavam cumprindo sua jornada de trabalho dentro da unidade de ensino. O fato de estarem ministrando suas aulas através da internet, de maneira online, porém num espaço compartilhado entre os educadores, pode ter sido o motivo principal de propagação do vírus. O presidente do Sintep, Subsede Rosário Oeste, Joildo Jovino de Oliveira, disse que com o cumprimento da jornada dentro da unidade escolar, fica difícil manter o distanciamento. “Os equipamentos como computadores, e até mesmo as carteiras que ficam num mesmo ambiente, vez ou outra, ainda que tenhamos cuidado, acabam sendo compartilhados facilitando a contaminação. Além disso, as salas costumam ficar fechadas por causa do ar condicionado ligado. Não tem ventilação e isso agrava o risco do contágio”, alertou.

O dirigente sindical disse ainda que está em contato com a direção da escola para avaliar novos casos que possam vir a confirmar a infecção pela Covid. “Os cinquenta trabalhadores já estão em quarentena e o mais correto foi suspender as atividades dentro da escola, para evitar que todos sejam contaminados e a partir deles, também suas famílias. Não se pode brincar com esse vírus”, disse Joildo.

Além da escola em Rosário Oeste, outras unidades de ensino da rede estadual em Várzea Grande, Cuiabá, Alta Floresta e Canarana também tiveram que suspender as atividades presenciais por conta do surto de Covid-19 entre os trabalhadores da Educação.

Rede Municipal


Já na rede municipal de ensino, em Curvelândia (a 280 Km de Cuiabá), a prefeitura do município colocou um aviso no site oficial alertando aos pais dos estudantes sobre o cancelamento de entrega de material apostilado em duas escolas. Trecho do comunicado diz: “A Prefeitura de Curvelândia através da Secretaria Municipal de Educação Informa aos Senhores Pais e ou responsáveis que está adiada a entrega de apostilas nas Escolas Municipais Carlos Masson Netto e Tia Iracema que estava marcada para os dias 22 e 23 de fevereiro, por motivos de prevenção à proliferação do vírus Covid-19. Já temos 1 caso confirmado e dois suspeitos dentre os profissionais da educação. O material será disponibilizado nos grupos de WhatsApp e os atendimentos será feito através do mesmo”.

Para o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, essa é apenas uma amostra do que pode vir a ocorrer com o retorno de todas as atividades escolares dentro do ambiente da escola. “Esses surtos estão acontecendo com um número reduzido de pessoas dentro das unidades, já que são apenas os educadores que estão sendo obrigados a cumprirem a sua jornada de 30 horas de maneira presencial. Esse cenário vai ser amplificado de maneira assustadora caso o governo insista em determinar o retorno dos estudantes às salas de aula sem que a população tenha sido vacinada em massa”, alertou.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que até esta segunda-feira (22/02), 5 mil 651 famílias choram a morte de seus entes queridos devido à Covid-19. Já são mais de 242 mil casos confirmados e a cada dia, mais pessoas são acometidas pela doença. “Nós somos intransigentes na defesa do retorno presencial das aulas somente após a população ter sido amplamente vacinada. Caso contrário, vamos ter que ver muitos túmulos ainda a serem abertos por causa da irresponsabilidade do governo”, disse Valdeir.

Fonte: Assesssoria/Sintep-MT.

Cuiabá, MT - 22/02/2021 17:44:16


Print Friendly and PDF

Exibindo: 561-570 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter