EDUCAÇÃO Seduc-MT erra na atualização da lista de classificação do concurso público

Candidatos aprovados no Concurso da Educação alertam sobre equívoco, que atrasam a convocação dos profissionais na rede estadual

Os candidatos aprovados no Concurso da Educação estadual, de 2017, apontaram irregularidades na última lista de classificação da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A listagem de reclassificação por polo, que foi retificada, conforme anuncia a página do instituto, apresenta nomes de aprovados já nomeados, e ainda, novos nomes que não aparecem no cadastro de reservas original.

A avaliação feita, a partir da análise sobre o polo de Rondonópolis, registrou a presença de dois novos nomes de candidatos aprovados, que estão na chamada lista de habilitados. Os novos nomes listados supõem que o governo tenha avançado na convocação, para além do Cadastro de Reserva. Fato esse aplaudido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), que cobra a ocupação das vagas livres na Educação estadual, por profissionais concursados.

Dados recentes apresentados pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) anunciaram um total de 5 mil vagas livres na educação estadual, o que exige a nomeação urgente dos aprovados, visto que o ano letivo de 2022 está em fase de organização, a validade do Concurso prestes a expirar.

“Chamar os aprovados é mais viável do que aguardar o preenchimento das vagas com candidatos de um novo Concurso. Temos que zerar a lista de aprovados e só depois construirmos um novo edital. É preciso lembrar ainda que o governo suspendeu a convocação do cargo Apoio Administrativo Escolar/Vigias e as vagas ainda estão livres”, declara o presidente do Sintep/MT Valdeir Pereira.

O Sintep/MT questiona a competência do Instituto ou mesmo da Seduc/MT ao inserir na listagem atualizada, pessoas nomeadas e que já assumiram vagas no estado. O equívoco gera uma fraude e prejudica aqueles que estão aguardando para serem convocados”, alerta o dirigente sindical.  Para o Sintep/MT, o governo deve convocar todos os aprovados nas etapas do Concurso, está próximo o fim da validade do concurso realizado em 2017 (janeiro de 2022) e a demanda por profissionais nas escolas é imensa.  

Fonte: Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 15/07/2021 18:10:02


Print Friendly and PDF

Exibindo: 111-120 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter