Sintep Juína debatem estratégias de resistência ao desmonte da Educação

Educadores das redes municipal e estadual dialogam sobre cenário da educação pública  com foco em estabelecer uma agenda de lutas

Os profissionais da Educação de Juína debateram durante Assembleia Geral virtual organizada pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) no município, as medidas para enfrentar os desafios da política de educação pública implementada pelos governos estadual e municipal, alinhados aos projetos macro do governo federal.

 A reunião realizada na tarde de quinta-feira (22/04), teve a participação do presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira. Na oportunidade, o dirigente apresentou o cenário de desmonte de direitos, que ocorre a partir do desgoverno Bolsonaro/Guedes, e que ganha aliança em Mato Grosso com o governador Mauro Mendes. 

Valdeir Pereira abordou os impactos que projetos federais, como a Reforma Administrativa (PEC 32), promoverão caso aprovados nos serviços públicos. Tratou sobre a redução do orçamento federal para a Educação; trouxe esclarecimentos sobre o que significa para a educação e os educadores o PL 5595/2020, que torna a Educação atividade essencial do Estado.  E mais, refletiu com os participantes sobre o resultado dessas medidas no estado, e na agenda privatista da gestão Mauro Mendes.

 Os impactos das políticas implementadas em nível federal e estadual já repercutem de forma direta nas administrações municipais. O descumprimento das recomposições salariais mediante argumentos como a Lei nº 173/2020, ou mesmo a vazão de recursos dos caixas das prefeituras para mais gastos com o aumento de matrículas, após a prefeiturização da primeira etapa do ensino fundamental, realizado pelo governo estadual. O ‘encurtamento’ orçamentário e as transformações que isso promoverá nos investimentos educacionais do município de Juína foram abordados pelo diretor regional, Carlito Rocha; “Mais matrículas menos recursos”.

O presidente do Sintep Juína, Gilvano Teixeira Bastos, destacou a importância de fazer o debate com os trabalhadores da educação, mesmo em tempos de pandemia. Conforme ele, as medidas impostas no atual cenário político afetam a vida e a carreira dos profissionais da educação. Enquanto isso, grande parte não tem a compreensão das perdas e fica alheia a luta. “ É preciso o diálogo e a tomada de consciência para continuarmos os enfrentamentos para salvar vidas, mas também para garantir a manutenção dos direitos”, acredita.

Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 26/04/2021 16:48:15


Print Friendly and PDF

Exibindo: 41-50 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter