Comunidade escolar de São Félix do Araguaia faz mobilização contra redimensionamento de matrículas

Uma mobilização contra a transferência de matrículas de estudantes da rede estadual para o município foi realizada nesta segunda-feira (18), em frente à prefeitura de São Félix do Araguaia, município distante 1.001 km de Cuiabá.

Entre os manifestantes estavam trabalhadores da educação, sindicalistas, pais e alunos da escola Estadual Severiano Neto, que seria fechada, caso o redimensionamento fosse implementado em sua totalidade no município. 

De acordo com diretora do Sintep, da Leste III - Regional Baixo Araguaia, Lucimeire Lázara da Silva, a prefeitura municipal havia concordado com a imposição da Seduc-MT em realizar o redimensionamento de todos os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, recebendo essa demanda da escola estadual, que seria fechada em decorrência disso.

Após as manifestações contrárias da comunidade escolar, a prefeita da cidade cedeu em parte. “A prefeita decidiu fazer um redimensionamento parcial e vai receber apenas os alunos do segundo ano, dessa forma, a escola Severino Neto não será mais fechada. A categoria considerou isso uma vitória, já que, além disso, a gestora também aceitou dialogar com a categoria e analisar com mais cuidado os impactos que isso pode provocar nas contas públicas e na própria qualidade do ensino, uma vez que esse aumento na demanda de matrículas na rede municipal tende a diminuir o poder de investimento na educação”, disse Lucimeire.

Durante o ato realizado em frente à prefeitura, educadores, estudantes e seus pais fizeram um círculo de mãos dadas, simbolizando unidade e o desejo da comunidade escolar em manter a escola estadual em funcionamento no município.

Fonte: Assessoria/Sintep-MT.


Ciuabá, MT - 19/10/2021 09:46:17


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1-10 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter