Primavera do Leste realiza eleições para diretores das escolas municipais

Com a participação do Sintep/Primavera do Leste a comunidade escolar consegue efetivar um dos processos democráticos de maior relevância para a qualidade da educação pública

Estão abertas as inscrições para as eleições de diretor/a de escolas do município de Primavera do Leste. Até o dia 3 de novembro de 2021 os/as candidatos/as podem se inscrever a vaga em uma das cercas de 30 unidades da rede municipal. O processo lançado com a publicação do edital 001/2021, de 25 de outubro, mobiliza a comunidade escolar para a efetivação desse que é um processo democrático, em vigência no município.

Segundo a subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) em Primavera do Leste, as eleições de diretores são uma das defesas da categoria, e foi construída de forma coletiva entre a administração municipal e o sindicato. “O nosso estatuto (681/2001) assegura o processo democrático, que é aguardado pela comunidade escolar”, afirma a dirigente municipal do Sintep/Primavera, Marileuza Rosa de Souza.

Na organização das eleições de 2021 foi inserido dois novos procedimentos para a escolha dos candidatos ao cargo de direção de unidade escolar; apresentação do Plano de Trabalho e realização de prova objetiva. Ao todo serão quatro etapas, somando a inicial, que são as inscrições, e a final com a eleição pelo voto direto da comunidade escolar.

Todo o processo é organizado por uma comissão de seleção central, composta de segmentos do governo municipal, das escolas, do Conselho Municipal de Educação e dos sindicatos: dos servidores públicos e Sintep/Primavera do Leste. E, no âmbito escolar por uma comissão formada por representantes dos professores, Conselho Deliberativo, pais e funcionários.  

A presidente do Sintep/Primavera do Leste, Edna Mahnic, destaca a importância da participação do sindicato, desde a organização do processo, passando por todas as etapas, inclusive acompanhado os critérios de deferimento ou indeferimentos das candidaturas. “Defendemos a escolha dentro dos anseios da comunidade escolar, tanto que priorizamos que os candidatos sejam da própria escola e não de fora dela”, disse.

Conforme Edna, a vitória da rede municipal deve ser comemorada, pois no estado, o governo Mauro Mendes tem descumprido a Lei 7040/98, quanto a escolha de diretores e imposto o processo seletivo para os gestores.  “A rede estadual regride a práticas de um período obscuro na educação em que os gestores eram nomeados, o que trouxe muitos prejuízos e desestrutura das relações internas dentre os profissionais da Educação nas escolas”, destaca.

A sindicalista Marileuza Souza reafirma a necessidade da interação do profissional com a comunidade escolar. “Ao inserir pessoas de fora da comunidade escolar, a mensagem que fica é que as pessoas ali são incapazes e é preciso trazer alguém capaz para dirigir a escola”, esclareceu.

O processo eleitoral ocorrerá durante do mês de novembro, com a realização de prova objetiva, dia 11/11; a apresentação do plano de trabalho, dia 19/11; e, a eleição pelo voto direto da comunidade escolar, dia 3 de dezembro. A posse ocorrerá em 22 de dezembro com a transição do cargo entre o atual e o/a novo/a diretor/a.  

Leia aqui o ofício publicado no Diário Oficial de Primavera do Leste

Fonte:Assessoria/Sintep-MT

Ciuabá, MT - 29/10/2021 14:48:48


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1-10 de 743

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter