A aluna do curso de mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danielly Cristina de Andrade Palma, defendeu a dissertação "Agrotóxico em leite materno de mães residentes em Lucas do Rio Verde - MT", na terça-feira passada (15), na sala 18 do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) - CCBSIII. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Wanderlei Antonio Pignati. Foram examinadas amostras de leite coletadas de 62 nutrizes que estavam amamentando seus bebês da segunda a oitava semana de nascidos. Dez substâncias foram determinadas e todas as amostras de leite apresentaram pelo menos um tipo de agrotóxico analisado.

A pesquisa rendeu artigo sobre o assunto, apresentado no I Simpósio de Saúde Ambiental realizado em 09 de dezembro de 2010, em Belém (PA). Conforme consta no artigo, "os resultados podem ser oriundos da exposição ocupacional, ambiental, alimentar do processo produtivo da agricultura que expôs a população a 114,37 litros de agrotóxicos por habitante na safra agrícola de 2009/2010". A essa exposição estavam sujeiras as gestantes. Lucas do Rio Verde é o segundo maior produtor de grãos do Estado, em 2009 cultivou 410 mil hectares de soja e milho e utilizou 5.162.029 litros de agrotóxicos.

A banca examinadora da dissertação, além do orientador, foi composta pelo professor doutor Josino Costa Moreira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pelas professoras Thaís Hernandes, do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), e Marta Gislene Pignati, do ISC, como suplente.

 

 

Cuiabá, MT - 22/03/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6531-6540 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter