O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, participou do lançamento do livro "O estresse do professor, um estudo de caso", do jornalista e professor  Erom Dutra, na segunda (04) no Centro de Convenções do Senai.

A obra é resultado de um trabalho de pesquisa de Erom Dutra em todo o estado de Mato Grosso, na rede pública de ensino. A pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do curso de doutorado na Universidad Pinar Del Rio em Cuba. É a primeira obra do autor, produzida com muita dedicação, fundamentada em pesquisa, e que apresenta para a sociedade uma nova fonte de debate, visando, principalmente, fomentar novas propostas que contribuam para a melhoria das condições de vida do trabalhador, especialmente, o da educação.

"A pesquisa retrata a realidade vivenciada pelos profissionais da educação e irá contribuir com a luta por melhores condições de trabalho. É sem dúvida uma ótima ferramenta teórica para compreendermos a importância do profissional docente em outros países e para mostrar que precisamos repensar as condições de trabalho dos educadores. A obra constitui num bom puxão de orelha nos gestores públicos, que precisam sair do discurso e garantir na prática a valorização profissional a partir de melhores salários, carreira e jornada compatível com a do aluno na escola aliada a jornada para planejamento, preparação, e avaliação do seu trabalho", frisou o presidente do Sintep/MT, ressaltando a importância da obra para o movimento sindical.

 

O Autor

 

Erom Dutra nasceu no Paraná, reside em Cuiabá há 19 anos e se considera cuiabano por adoção e por amor por esta terra. É Jornalista, Radialista,Cerimonialista e Professor Universitário e de Pós-graduação. Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Mestre em Ciências da Educação e Doutor em Ciências Pedagógicas.

Trabalhou em vários veículos de comunicação em Cuiabá e em diversos lugares do Brasil. Autor de Vários artigos com temáticas diversas, publicados na imprensa convencional, e artigos científicos publicados em revistas especializadas em Língua espanhola, e autor da obra: "O estresse do Professor, um estudo de caso".

A proposta do livro

 

O livro é resultado de um trabalho de pesquisa do autor em todo o estado de Mato Grosso, na rede pública de ensino, com vistas à conclusão do curso de doutorado na Universidad Pinar Del Rio em Cuba, e serve de fonte para a produção de pauta sobre a problemática que vive o professor: descaso do estado enquanto gestor do processo, parcos salários, falta de autonomia em sala de aula, indisciplina de alunos, ausência e descomprometimento dos pais desses, entre outros aspectos.

A obra oferece aos leitores elementos, que de acordo com a pesquisa, e afirmativa de especialistas, propiciam o surgimento do estresse na categoria, e culmina com outros agravos, como Depressão, Síndrome de Burnout, Obsessão.

O inverso, o autor pôde constatar em países como Finlândia e Cuba, pois nesses países o índice de satisfação com a profissão docente é muito alto.

De acordo com as pesquisas mundiais, os alunos brasileiros se configuram nos últimos lugares em conhecimento, resultado do descaso com que tratam educação e os educadores.

Aponta o estudo de caso do autor para amenizar a situação em que vivem os professores, a necessidade de implantação urgente de uma política de valorização da educação e do educador brasileiro, sobretudo Mato-grossense. Segundo a pesquisa do professor Erom, 80% dos professores já estiveram ou estão com estresse e seus efeitos nocivos.

Com informações de Rose Velasco.

 

Cuiabá, MT - 11/04/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6491-6500 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter