O superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Valdiney Antônio de Arruda, apresentou o projeto de combate às piores formas de trabalho Infantil, no domingo (10), durante o Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O projeto faz parte do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio da Cooperação Horizontal nos Países da América do Sul (Brasil, Bolívia. Equador e Paraguai).

O IPEC visa apoiar as iniciativas das instituições que tenham práticas efetivas de retirada e proteção de crianças das piores formas de trabalho infantil.  Busca ainda estabelecer cooperação institucional (sociedade civil e governo) com o objetivo de promover o intercambio de informações, conhecimentos e experiências para o fortalecimento das ações preventivas e repressivas no combate ao trabalho infantil.

De acordo com o superintendente, "essas boas práticas envolvem instituições de base para a criação e fomentação de geração de emprego e renda às famílias; elevação educacional e fortalecimento familiar e institucional". "A ideia é que o projeto possa ser um referencial a ser disseminado nacional e internacionalmente, como um fator mobilizador. No Brasil, só dois Estados irão receber esse aporte técnico e financeiro: Mato Grosso e a Bahia", explicou Valdiney Arruda.

"O Sintep/MT é um parceiro ativo e decisivo na construção do projeto, no desenvolvimento de ações de combate ao trabalho escravo e no fortalecimento da agenda de trabalho decente", afirmou ao destacar a participação do sindicato no programa.

De acordo com a primeira secretária, Silvana Silva de Jesus, que representa o Sintep/MT no Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETImt), o sindicato é o responsável pelo eixo de comunicação do programa com a sociedade. "Agora, o próximo passo será chamar uma reunião com representantes do Fórum, da OIT e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para traçar estratégias de desenvolvimento do plano de ação", informou a sindicalista.

A secretária adjunta de Políticas Sociais, Edina Martins de Oliveira, também representa o Sintep/MT no FEPETImt.

Cuiabá, MT - 13/04/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6481-6490 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter