Sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) estão reunidos, até hoje (17), no Conselho Nacional de Entidades, em Brasília, no auditório da Confederação. Como parte da programação do evento, ontem (16) pela manhã ocorreu o seminário "Diretrizes Curriculares da Educação Básica", que teve como convidados o professor Heleno Araújo, secretário de Assuntos Educacionais da CNTE; Antonio Ibañez, professor da UnB e ex-membro do Conselho Nacional de Educação, e Marlene dos Santos, Integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (Mieib).
Com reconhecida experiência
na gestão educacional com passagens pelo MEC, como Secretário de Educação Tecnológica,
reitor da Universidade de Brasília (1989-93) e secretário de Educação do
Distrito Federal no governo Cristovam Buarque (1995-98), o professor Antônio
Ibañez foi a primeiro palestrante do dia. O professor defendeu a construção das
diretrizes curriculares que conte com ampla participação e elogiou o trabalho
da CNTE na luta pela qualidade da educação pública. "Este debate é extremamente
necessário e deve ser levado para a sociedade civil. O trabalho que a CNTE
realiza na defesa da educação pública é algo que deve ser enfatizado, pois
conseguimos muitos avanços por causa desta luta, principalmente no que se
refere ao financiamento", ressaltou.
Ibañez lamentou o fato de o
debate sobre a implantação da gestão democrática nas escolas esteja esvaziado.
Na sua avaliação, o motivo de não haver candidatos interessados em disputar
eleições para direção de escola é que o modelo não dá autonomia aos gestores.
Para ele, a gestão democrática é "um pacto de poder entre as Secretarias
de Educação, entre os diretores, professores, pais e alunos. Enquanto não for
dado esse poder, é evidente que não haverá canditados", destaca.
Ibañez também criticou o
formato atual dos conselhos escolares, disse que não podem seguir o modelo de
voluntarismo. "Os conselhos devem ser institucionalizados e que se dê
condições de trabalho para que funcionem efetivamente e cumpram as
funções" afirma o professor.
Heleno Araújo fez uma breve
análise das resoluções e pareceres da CNTE sobre as diretrizes curriculares.
Ele também destacou um dos grandes problemas enfrentados nas escolas, que é o
excesso de alunos nas salas de aula. "As escolas precisam parar com o costume
de matricular além do número permitido de alunos com o discurso de que a evasão
que costuma acontecer no meio do ano diminui a quantidade de estudantes dentro
da sala". O professor também falou sobre a avaliação que é feita das escolas.
Para ele, outras disciplinas devem ser levadas em consideração também. "Por que
o Brasil avalia a educação básica apenas em Português e matemática? Por que não
em outras matérias?", questionou.
Em seguida, Marlene dos
Santos, ao tratar das diretrizes curriculares, falou dos problemas e desafios
enfrentados pela educação infantil. De Acordo com a integrante do comitê
diretivo do MIEIB, a Emenda Constitucional 59, que torna obrigatório o ensino
às crianças de