Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, foram realizadas diversas atividades em Cuiabá e outras regiões do Brasil. Ontem, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), de autoria do deputado José Domingos Fraga (DEM), homenageou os atletas mato-grossenses que colocam o Estado em destaque nas competições paraolímpicas nacionais e regionais.

O parlamentar também é autor de um Projeto de Lei (PL) que sugere ao governador Blairo Maggi, a inserção, no Orçamento Geral do Estado, fontes que possibilitem a destinação de recursos à categoria de deficientes físicos. "São verdadeiros heróis que precisam de comodidade e recursos para se sustentarem", disse. Representantes da categoria, os atletas paraolímpicos Cláudia Amorim e Nelson Trajano receberam as homenagens referentes às atividades esportivas individuais que resultaram em troféus e medalhas para o Estado. "È um incentivo importante para a nossa categoria que sempre precisa de apoio", destacou Cláudia Amorim.

A programação também contou com a realização de workshops na Praça Alencastro com exposição de trabalhos confeccionados por portadores de necessidades especiais; oficina de órtese e prótese e aparelhos auditivos; concessão e adequação postural de cadeira de rodas; e amostra de carro e moto adaptados. Também ocorreram homenagens e depoimentos, seguidas de apresentações culturais.

Evento nacional - A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou o 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores com Deficiências, ontem e hoje, dias 21 e 22. A construção de um projeto político dos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência norteou o debate do evento, organizado pela secretaria de Políticas Sociais da Central, em São Bernardo do Campo (SP).

Trabalhadores e militantes da causa, vindos de diversos Estados do país, relataram os problemas enfrentados pelos trabalhadores cotidianamente. Na noite de ontem (21), durante a abertura do encontro, foi assinado o protocolo de adesão à Campanha da Acessibilidade 'Siga essa Ideia', do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), que tem como foco central a sensibilização e mobilização da sociedade frente aos problemas enfrentados como inserção na vida social.

Histórico - O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Lei 11.133, de 14 de julho de 2005, em resposta à reivindicação dos movimentos sociais, em 1982. A data foi escolhida em função da proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, também comemorado em 21 de setembro. O segmento das pessoas com deficiência existe há mais de 30 anos enquanto movimento organizado no Brasil. 

Cuiabá, MT - 22/09/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7461-7470 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter