O presidente e o secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira e Julio Cesar Martins Viana, participam da VI Conferência Regional da Internacional da Educação para América Latina (IEAL). O evento, aberto ontem (23), ocorre até amanhã (25), em São Paulo (SP). O objetivo é atualizar a leitura da conjuntura latino-americana e planejar as ações para o próximo triênio.

O tema do encontro "Fortalecimento e articulação sindical para a defesa da educação pública" foi destacado por Gilmar Soares. "Este é um momento importante de avaliação das políticas voltadas para a educação em nível da América Latina". Segundo ele, alguns governantes são responsáveis pela falta de qualidade no ensino.

Além da discussão acerca da qualidade na educação, o evento abordou a garantia dos direitos humanos. "Este é um dos aspectos que comprometem a formação educacional", ressaltou o sindicalista. Os participantes também votaram um moção de apoio ao governo brasileiro, diante do acolhimento ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada brasileira do país.

Na tarde de hoje (24), a IEAL coordena os encaminhamentos fundamentados em ações a serem desenvolvidas pelas entidades filiadas.

Participam da VI Conferência, representantes de países latino-americanos e entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Também contribuíram para o debate o deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT) e o cientista político Emir Sader.  

Cuiabá, MT - 24/09/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7461-7470 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter