A secretária de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Celma de Oliveira, participou, na manhã de hoje (23), do lançamento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Nacional, em Campo Grande (MS). O documento tem como objetivo cobrar das escolas o cumprimento da Lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

O plano foi lançado durante o Seminário Regional de Implementação da Lei 10.639/2003 - Centro-Oeste. De acordo com a sindicalista, esse é um importante passo. "Atualmente, ela (Lei 10.639/03) é vista apenas como uma disciplina. A expectativa é que a aprovação desse plano faça com que as questões étnico-raciais sejam de responsabilidade de toda a educação", destacou.

Maria Celma ressaltou ainda a apresentação de uma pesquisa sobre diversidade étnico-racial apresentada no evento. "Infelizmente, as escolas têm sido espaços de disseminação de racismo e preconceito entre alunos, educadores e gestores. Essa realidade deve ser inversa". Para isso, a secretária do Sintep/MT acredita que a História e Cultura Afro-Brasileira não podem ser trabalhadas apenas por professores de História. "É preciso o engajamento de todos", frisou.

Palestra e debate - A programação do evento continua com apresentação de trabalhos e projetos voltados para a diversidade étnico-racial, além de palestra sobre "Práticas educacionais para implementação da Lei", seguida de debate. Nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, ocorre o Encontro dos Fóruns Permanentes da Diversidade Étnico-racial do Centro-Oeste.

Cuiabá, MT - 23/09/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7461-7470 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter