O relatório final da 7ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso, realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2011, finalmente foi apresentado na reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/MT), na quarta-feira (4), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Para o secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e representante do segmento dos usuários no Conselho, Orlando Francisco, a morosidade para apresentação do relatório final da Conferência, que ainda aguarda publicação, coloca a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) na contramão da história. "A plenária final da Conferência reprovou, majoritariamente, o modelo de gestão que estabelece parcerias com Organizações Sociais de Saúde (OSS)", afirmou o conselheiro de Saúde.
"Como os contratos das OSs com as instituições de saúde não foram submetidos à aprovação do Conselho, a SES/MT utiliza-se de portarias e decretos para administrar a saúde de Mato Grosso, afrontando as legislações do SUS [Sistema Único de Saúde]. Agora, com a apresentação das resoluções da Conferência, pode inclusive impossibilitar o repasse de recursos financeiros para as OSs", explicou Orlando Francisco.
A plenária final da 7ª Conferência Estadual aprovou ainda nota de repúdio ao governador Silval Barbosa, à Assembleia Legislativa de Mato Grosso e pediu o afastamento do secretário de Estado de Saúde, que na época permanecia na gestão da Secretaria, na presidência do Conselho e reassumindo a condição de parlamentar. "Tudo isso explica a demora na apresentação do relatório final", criticou o representante do Sintep/MT.
Durante a reunião ordinária, o pleno da CES/MT aprovou a indicação do conselheiro Orlando Francisco para compor a comissão que terá a responsabilidade de atualizar o Sistema de Apoio a Construção do Relatório Anual de Gestão (SARGSUS). O conselheiro foi indicado por fazer parte da Comissão de Planejamento e Orçamento que acompanha as ações e orçamento da Secretaria de Saúde.  
Já a posse dos conselheiros para o biênio 2012 / 2014, a discussão sobre os repasses do Estado para os municípios e o debate sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do SUS foram retirados da pauta e transferidos para a reunião extraordinária que será realizada no dia 24 de maio.
Mortalidade Materna e Infantil
Os membros do Conselho Estadual de Saúde aprovaram também o regimento interno e a nova composição do Comitê Estadual de Mortalidade Materna Infantil do Estado de Mato Grosso (CMMI-MT).
O CEMMI-MT é uma instância interinstitucional, multiprofissional, com objetivo de analisar os óbitos maternos, neonatais e infantis ocorridos no Estado, para propor ações nas diversas instituições, a fim de prevenir novas mortes evitáveis.

 

Cuiabá, MT - 04/05/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5761-5770 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter