O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira; a secretária geral da entidade, Vânia Miranda; e a diretora regional do Pólo Sindical Leste II, Ana Lúcia Antônia da Silva; estão visitando os municípios que compõem a Regional Leste II durante esta semana.

A partir de hoje (28) até sexta-feira (30), os representantes estão no município de Água Boa (736 Km de Cuiabá). Durante a quarta e quinta-feira, ocorre a Oficina de Capacitação das Redes Municipais. Na sexta-feira, o presidente se reúne com a direção da subsede no município para discutir a legislação educacional e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Na segunda-feira (26), os representantes se reuniram com os profissionais e o secretário de Educação de Campinápolis (565 km de Cuiabá). Na oportunidade, foi realizada a eleição da diretoria da subsede do município. "Também discutimos questões como a implementação do PCCS e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN)", citou.

O presidente explicou que 50% do território de Campinápolis é indígena. "Cerca de 80% das 48 escolas estão dentro de reservas e o município tem arcado com todas as despesas. Não há contrapartida do Estado ou da União. Dessa forma, não há condições de atender à demanda", afirmou. De acordo com Gilmar Soares, a situação é bastante delicada. "Vamos denunciar os problemas junto ao Ministério Público", complementou.

Segundo o sindicalista, o secretário municipal de Educação tem trabalhado sob pressão da comunidade local. "Apesar dos problemas, ele tem buscado garantir a implementação do PCCS e está estudando a possibilidade de implantar o PSPN. Não falta vontade política por parte da secretaria, o que faltam são condições", lamentou.

Os trabalhadores do município de Nova Xavantina (651 km de Cuiabá) receberam os representantes do Sintep/MT na terça-feira (27). Na pauta de discussões, além da implementação do PCCS e do PSPN, estavam discussão sobre a previdência social, a realização de concurso público e a aplicação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na Educação.

Na ocasião, também foram feitos alguns informes."Os profissionais foram avisados sobre a realização do Conselho de Representantes, em dezembro, quando devem ser definidos os encaminhamentos da luta para o início do ano", complementou o presidente do sindicato.

 

Cuiabá, MT - 28/10/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7391-7400 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter