Governos, empregadores e trabalhadores do Brasil, Senegal, Canadá, Kênia, México, Malásia, Marrocos, Bélgica e Suiça estão reunidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, para discutir sobre as formulações da OIT e da UNESCO sobre as condições de trabalho dos educadores. Dentre os representantes do Brasil participam Francisco das Chagas Fernandes, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, e Juçara Dutra Vieira, que integra a representação da Internacional da Educação.

Serão três dias de reuniões, de 2 a 4 de novembro. Estão sendo discutidos, principalmente, os temas: emprego e carreira; funções e responsabilidades inerentes à profissão; meio ambiente de trabalho; formas de contratação e salários; previdência social; relações de trabalho; e diálogo social.

Os responsáveis pelas políticas educacionais sustentam razoável consenso no que diz respeito à formação inicial, formação continuada, carreira, salário, condições de trabalho e direito à organização e sindicalização.

Algumas políticas públicas estão sendo reivindicadas, como as relacionadas a financiamento, formação sob responsabilidade do poder público, carreiras garantidas na legislação, salário condigno, previdência e assistência à saúde, gestão democrática das escolas e dos sistemas. 

Cuiabá, MT - 03/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7381-7390 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter