Com a presença de autoridades, trabalhadores da educação, estudantes e sociedade civil, foi aberta, ontem (03) à noite, a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2010. O evento será realizado até o dia 07 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O tema da Conferência é "Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação".

Segundo o presidente do Sindicado dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, a discussão é urgente. "O sistema único é uma das prerrogativas para o regime de colaboração entre os entes federados, uma das ferramentas de exclusão das desigualdades educacionais", observou. A categoria aproveitou a ocasião para distribuir um manifesto aos conferencistas. "Nossa intenção é chamar a atenção para questões fundamentais defendidas pelos trabalhadores da educação, como o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que está determinado em Lei, mas não é colocado em prática", protestou.

O governador em exercício de Mato Grosso, Silval Barbosa, parabenizou aqueles que participaram da organização da etapa estadual. "Graças ao bom trabalho que vem sendo realizado, na Conferência Nacional, poderemos tirar as necessidades educacionais de cada Estado, resultado dos debates estaduais", disse. Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, o evento representa a construção de avanços importantes para a educação. "O pensamento deve ser um só: construir o futuro é construir educação de qualidade. Esse é um desafio permanente", considerou. O deputado estadual Alexandre César (PT-MT), lembrou a importância das contribuições para a consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE). "Isso significa que temos que trabalhar com a responsabilidade de preparar os próximos 10 anos da educação".

A presidente da Comissão Organizadora Estadual da Conae, Rosa Neide Sandes, agradeceu a colaboração das entidades envolvidas. "Cerca de 600 delegados foram eleitos para participarem dos debates. Essa articulação é resultado do trabalho de todos, principalmente do Sintep/MT, que organizou suas subsedes para a realização das etapas intermunicipais", destacou. Já o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, afirmou que este é um marco histórico. "A Conae é a primeira conferência que abrange todas as modalidades de ensino e visa discutir a educação com mais profundidade".

Conferência Magna - A abertura do evento foi seguida por uma aula magna ministrada pelo representante do Ministério da Educação (MEC), professor doutor Genuíno Bordignon. Ele abordou a proposta do Sistema Articulado, preconizada em 1934 pelos pioneiros da educação nova e implementada agora, em 2009, com os mesmos ideais. Segundo ele, o momento é de "refletir sobre a educação" não apenas para a Conae 2010, mas para além da Conferência. "Estamos instituindo uma nova lógica para mudar a realidade com sistemas mais articulados do que o existente".

O palestrante enfatizou que o evento está pautado em três objetivos principais: provocar a reflexão sobre o processo educacional do país; democratizar o processo instituinte, "nos tornando protagonistas"; e representar um processo gerador de compromisso. "Portanto, é fundamental levantar quais desafios se apresentam para alcançarmos a educação almejada", concluiu.

Financiamento da educação, valorização profissional, formação inicial e continuada foram alguns temas destacados pela secretária-geral do Sintep/MT, Vânia Miranda. "São pressupostos para a consolidação deste projeto e não devem ser esquecidos". Os representantes do Sindicato na Comissão Organizadora, Marli Keller e Henrique Lopes, falaram sobre o papel da sociedade nas discussões que antecederam a etapa estadual. "A participação dos cidadãos é essencial para qualquer tema a ser debatido, principalmente quando está voltado para a educação", analisou Marli Keller. Já Henrique Lopes afirmou que o resultado obtido até o momento está dentro do proposto, mas poderia ter sido mais amplo. "Acredito que as consultas deveriam ter começado nas escolas e depois avançar para os municípios", ponderou.

Avanços - Professora em Ribeirão Cascalheira, a 893 km de Cuiabá, Isabel Fernandes acredita que as reflexões serão construtivas. "Esperamos que a etapa estadual continue o trabalho iniciado nas etapas intermunicipais, visando melhorias para a educação". De acordo com a estudante Viviane Gomes Lima, a Conferência representa um avanço para o setor. "O sistema articulado fará com que a esfera nacional colabore com as demandas dos Estados e municípios, diminuindo as desigualdades educacionais".

A etapa estadual reuniu ainda os deputados Adalto de Freitas "Daltinho" (PMDB-MT) e Vilma Moreira (PSB-MT), os representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Confederação dos Trabalhadores do Brasil (CTB), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (Une), além da secretária estadual da Conae-MT , professora Flávia Nogueira.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Cuiabá, MT - 04/11/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7381-7390 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter