Educadores intensificaram reivindicações da pauta única dos trabalhadores

Milhares de manifestantes de 5 centrais sindicais realizaram passeata em Cuiabá nesta quinta-feira (11) no Dia Nacional de Luta. Com uma pauta única os trabalhadores da educação de Mato Grosso engrossaram a mobilização, que iniciou na praça Oito de Abril e seguiu até à Alencastro, reforçando entre outros direitos a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), sindicato cutista, apoiou a pauta única formada pelas 5 centrais sindicais e fortaleceu o movimento que pressiona o Congresso Nacional a destrancar temas importantes em tramitação como a redução da jornada de 40 horas sem alterar o salário e o fim do fator previdenciário.
Consta ainda na pauta o repúdio ao projeto de lei n 4330 que trata da terceirização, garantia de 10% do orçamento da união para a saúde, qualidade no transporte público, reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.
"Parabéns a todos e todas que realizaram este ato comprovando que somos um povo ordeiro e organizado. Nós queremos que esse país tenha um novo rumo e da rua não sairemos até que nossa pauta seja atendida", disse o presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento.
Henrique agradeceu o entendimento da sociedade de que a educação precisa ser uma das prioridades de governo e que o investimento é essencial para este processo.
O presidente da CUT Mato Grosso João Dourado disse que durante todo o dia os sindicalistas de diversos segmentos estiveram engajados na luta. "As pautas envolvem a classe trabalhadora, mas a reforma política diz respeito a todo cidadão", destacou.
Participaram do ato em Cuiabá a Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Além do Movimento Sem Terra, sociedade civil, militantes políticos.

Cidades de Mato Grosso

Além da mobilização na Capital os trabalhadores da educação do interior realizaram atos públicos no Dia Nacional de Luta.
 As cidades de  Nova Canaã do Norte, Jaurú, Dom Aquino, Tangará da Serra, Cáceres, Araputanga e Curvelândia promoveram passeatas com pauta de reivindicação da classe trabalhadora com colaboração das subsedes do Sintep/MT e outros movimentos sociais de luta. Em  Rosário Oeste a manifestação foi realizada na quarta-feira (10).
Além da mobilização na Capital os trabalhadores da educação do interior realizaram atos públicos no Dia Nacional de Luta.  As cidades de  Nova Canaã do Norte, Jaurú, Dom Aquino, Tangará da Serra, Cáceres, Araputanga e Curvelândia promoveram passeatas com pauta de reivindicação da classe trabalhadora com colaboração das subsedes do Sintep/MT e outros movimentos sociais de luta. Em Rosário Oeste a manifestação foi realizada na quarta-feira (10).

Foto: Jocil Serra


Cuiabá, MT - 12/07/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5111-5120 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter