Representantes do sindicato integram fórum estadual e atuam na prevenção

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa de uma consulta de avaliação das ações de enfrentamento ao trabalho infantil no Estado. O consultor externo de avaliação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) José Maria Alvarez Vega esteve na sede da entidade e coletou informações com a secretária-geral Jocilene Barboza e a 1ª secretária Silvana Silva de Jesus.
Implementado em 2010, o projeto de combate às piores formas de trabalho infantil nos países da América do Sul, é executado em Mato Grosso com parceria da OIT e por isso está sendo avaliado, explicou José. Em passagem por Cuiabá o consultor entrevistou várias entidades e incluiu no roteiro o Sintep/MT pela participação dos membros da entidade no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti) e ações voltadas à educação do Estado. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também tem assento no órgão e participa das entrevistas.
Durante a reunião Jocilene relatou o envolvimento do Sintep/MT com a questão de vulnerabilidade de crianças e adolescentes. "Sabemos que o papel do  Fórum é de extrema relevância  e a participação do Sintep de grande significado por representar os/as trabalhadores/as da educação que são estratégicos na discussão da erradicação do trabalho infantil. O próprio sindicato contribuiu para este tema ser debatido no interior das escolas". 
A experiência da produção de materiais informativos disponibilizados pelo  Fórum  às escolas foi citada pela secretária, que afirmou ter sido importante como materiais de trabalho aos professores. Porém, pontuou que o Fórum tem pouco retorno sobre as ações executadas na sociedade. "Estas mudanças são muito demoradas mas o que percebemos é que havia o desconhecimento até entre os/as educadores/as  das conseqüências do trabalho infantil".
Silvana ressaltou a necessidade da continuidade dos projetos de enfrentamento do trabalho infantil desenvolvidos em Cuiabá e Várzea Grande com acompanhamento do FEPETI, que embora distantes de resolver a problemática em torno da questão, são importante para que outras iniciativas semelhantes possam surgir.

Cuiabá, MT - 12/07/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5111-5120 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter