Sindicato repassa informações sobre realidade do Ensino Médio no Estado

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) colabora com informações no processo de auditoria realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no Ensino Médio. O objetivo é identificar os problemas que afetam a qualidade e cobertura destes anos escolares e avaliar as ações governamentais que procuram eliminar ou mitigar suas causas. Em reunião realizada nesta quarta-feira (31) a direção do Sintep/MT forneceu dados e apontou os principais gargalos do sistema no Estado.
A equipe técnica do TCE de Mato Grosso levantou as informações em 3 itens do ensino médio: gestão, infraestrutura e profissionais da educação. Em cada item os diretores expuseram os problemas que impedem o pleno desenvolvimento deste tipo de ensino na rede pública.
O diagnóstico da educação no Estado foi considerada ruim. O presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento pontuou que o Ensino Médio não tem cumprido com o papel, que é formar cidadãos para a inserção social com reconhecimento de sua cidadania, na graduação e mercado de trabalho.
A formação de jovens no 3º ano com grande déficit de aprendizagem é segundo ele, a confirmação do fracasso desta etapa da vida escolar. "Já há uma constatação em todo o mundo de que o ensino brasileiro não tem como preparar o cidadão para a contemporaneidade. Não existe política de identidade de acordo com os arranjos produtivos locais que colabore na inserção desde jovem na sociedade".
A realidade salarial dos profissionais da educação aliada à péssima infraestrutura ds unidades escolares foram problemas graves apontados pela direção do Sintep/MT, que ao longo da luta denuncia o descaso do poder público com a educação no Estado.
Este ano o Sintep/MT formulou um dossiê das escolas que apontam problemas de infraestrutura, por falta de reforma e novas construções, que comprometem  o desenvolvimento do ensino público.
Após a compilação dos dados, que serão coletados também com outras instituições, o TCE irá publicar o relatório. A auditoria faz parte de um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas da União (TCU), que realizada o trabalho em todos o país.

Foto: Jocil Serra
Cuiabá, MT - 31/07/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5071-5080 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter