Os trabalhadores de Carlinda (762 km ao norte da Capital) realizaram a etapa municipal do 15º Congresso Estadual do Sintep/MT nesta segunda-feira (29). O encontro reuniu mais de 200 educadores e contou com a participação do presidente Henrique Lopes do Nascimento. Entre os temas discutidos, o Sistema Único de Educação (SUE) e os rumos da luta pela valorização profissional do educador ganharam espaço e contribuições dos participantes.
A presidente da subsede do Sintep/MT em Carlinda Ivone Lacerda Costa diz que o momento entre os educadores foi produtivo e importante para a luta da categoria. Durante todo o dia os participantes realizaram trabalhos em grupo, com leitura do caderno de textos base, discutindo e propondo alterações. Depois de remeter as sugestões a votações, poucas emendas foram feitas ao texto, diz Ivone.
Henrique contribui apresentando a análise de conjuntura e pontuando os desafios e entraves que impedem a implementação do Sistema Único de Educação (SUE). O SUE é o tema da 15ª edição do Congresso do Sintep/MT que será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro em Cuiabá.
De Carlinda foram eleitos 12 delegados para participar a categoria na etapa regional, marcada para os dias 23 e 24 de agosto em Alta Floresta. Após a realização da etapa municipal os trabalhadores se reuniram em assembleia geral, onde deliberaram sobre a avaliação do indicativo de greve na rede estadual.
Tendo em vista as informações repassadas pela direção central acerca da audiência realizada com o governador e seu compromisso de buscar construir uma proposta que assegure aumentar o poder de compra dos salários dos educadores, a avaliação dos trabalhadores de Carlinda será levada para o Conselho de Representantes que será realizado entre os dias 3 e 4 de agosto na Capital. 
Na assembleia metade da categoria afirmou que adere à greve dependendo da proposta do governo e a outra metade apoiou a continuidade do estado de greve sem suspensão das atividades. Assim, os profissionais de Carlinda esperam uma avaliação criteriosa do Conselho de Representantes para que a Assembléia Geral de segunda-feira (5) delibere por encaminhamento que vise garantir mais direitos a todos os envolvidos na educação.
Carlinda tem 195 profissionais na rede municipal e 114 educadores na rede estadual.

Foto:Madalena Medeiros de Miranda

Cuiabá, MT - 01/08/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5061-5070 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter