A educação no Brasil tem sérios motivos para estar além da sala de aula, pois além de ensinar as disciplinas, os professores precisam ensinar valores, procurar novas formas de ensinar, conhecer a realidade dos alunos, buscar a participação dos pais que, muitas vezes, também estão querendo ajuda. A família desestruturada reflete não só na escola, mas em toda a sociedade.
Os governantes precisam investir em programas para ajudar as famílias à encararem seus problemas, pois essa falta de estrutura familiar contribui para mau humor dentro das salas de aulas, rispidez e rebeldia dos alunos, culminando em um trabalho exaustivo e pouco produtivo para professores e alunos. Mas infelizmente os nossos governantes estão muito midiáticos e entendem a educação como uma mercadoria, que é diferente de tê-la como um direito universal e, como tal, um bem público. 
Se a educação é vista como mercadoria, ela estará sujeita às leis do mercado, isto é, deverá ser oferecida de forma diferenciada sob o ponto de vista da qualidade e da quantidade, de acordo com o poder de compra do público que a consumirá.
Obviamente, se assim for, as classes empobrecidas terão à sua disposição uma mercadoria de menor valor qualitativo e quantitativo em relação àquela consumida pelas classes dominantes sob o ponto de vista econômico. Estamos vivenciando um momento governamental de todas as instâncias em que a qualidade da educação não importa, mais sim a quantidade. O que importa é criar eventos para a autopromoção política,desperdiçando dinheiro público, enquanto nas escolas faltam verbas ou são insuficientes para a compra de materiais essenciais para o trabalho cotidiano.
Para alunos e professores 'Qualidades e Quantidades' esta muito além da sala de aula e bem próximo de mercadorias, onde quem pode pagar conseguirá algo melhor, e, quem não pode continua com o que tem pra hoje.

ALUNOS DO 3º CICLO, 3ª FASE D E PROFESSORA SILVIA LETÍCIA V. DA SILVA. - 
ESCOLA ESTADUAL MARIA HERMÍNIA ALVES


Cuiabá, MT - 08/08/2013 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5051-5060 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter