Problemas de infraestrutura e planejamento são fatores que
provocam evasão escolar
O
Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT)
discute desafios do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep) no
Estado. Nas escolas estaduais Nilo Póvoas e Médici 25% dos estudantes evadiram
este ano, gerando preocupação entre os profissionais da educação. Para o
Sintep/MT, os problemas em infraestrutura e falta de sobrecarga de trabalho dos
educadores provocam o abandono das salas de aula pelos alunos.
Em reunião realizada esta semana no Conselho Estadual de Educação (CEE), a representante
do Sintep/MT na Comissão que trata do ensino médio, Marli Keller, acompanhou as
dificuldades em manter os estudantes jovens nas salas de aula.
Os problemas enfrentados nas 2 das maiores escolas estaduais da Capital foram o
ponto de partida para discutir os desafios atuais do ensino médio. À medida que
o ano letivo avança, a evasão preocupa diretores, professores e toda a
comunidade escolar, que pretendia participar da formação dos estudantes jovens.
A secretária de organização sindical do Sintep/MT diz que vários fatores foram
propostos na reunião para explicar a evasão do Emiep. Alunos e professores
estariam desmotivados, além de situações em que os estudantes residem longe das
unidades escolares, trabalham e não encontram disposição para concluir os
estudos, desistindo. Marli pontuou que a precariedade das escolas influencia na
evasão, assim como a sobrecarga de trabalho entre os profissionais de educação. Entre
os estudantes de periferia, que realizam longas viagens até o colégio, foi
analisado que os projetos políticos pedagógicos (PPP) não estão sendo
considerados. Eles deveriam considerara realidade da comunidade, priorizando a
vivência dos estudantes no entorno da unidade escolar.
"Resolvemos ampliar o debate, pois a realidade das 2 escolas não são
isoladas. Sabemos que o Ensino Médio precisa de atenção especial", disse
Marli. A partir da reunião foi decidido
instituir uma comissão para acompanhar junto com a assessoria pedagógica o
fluxo de alunos nas escolas.