A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em parceria com a Internacional da Educação (IE), promove a Semana de Mobilização Nacional de Prevenção à DST/AIDS. Na terça-feira (01) aconteceu o Dia Mundial de Luta contra a AIDS em todo o país.

Segundo a secretária de Relações Internacionais da CNTE, Fátima Aparecida da Silva, o Dia Mundial de Luta é uma mobilização pontual, mas as ações de saúde e a prevenção devem ser permanentes nas escolas. "Os últimos números relativos à epidemia da doença mostram que dos mais de 7.400 novos casos que surgem por dia, 40% estão entre jovens maiores de 15 anos, que é justamente o nosso público (14 a 24 anos)", explicou.

Fátima Aparecida da Silva destacou que o apoio do Ministério da Educação tem possibilitado a ampliação do número de escolas, professores e funcionários envolvidos nessa mobilização nacional. Escolas públicas de todo o país confirmaram que vão promover várias atividades para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A intenção é que os estudantes aprendam uma lição importante: todos estão em risco e precisam se proteger, e que é papel do governo e da sociedade facilitar o acesso de todos à prevenção.

No Distrito Federal, as unidades escolares se anteciparam e promoveram a mobilização no dia 24 de novembro. Cerca de 400 alunos estiveram no auditório da Imprensa Nacional para a aula "Saúde e Prevenção na Escola - Atitude para curtir a vida". Apresentações culturais, palestras e muito bate-papo foram organizados pelo Sinpro, com apoio da CNTE. E na manhã do dia 25, o trabalho foi novamente realizado no presídio feminino da Colméia, no Gama.

A diretora da Secretaria de Saúde do Sinpro, Maria José Barreto, disse que o Sinpro apóia essas iniciativas porque entende que "a escola é um ambiente favorável à adoção de ações preventivas, pois os jovens necessitam ter conhecimento e informações sobre a sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e práticas seguras que previnam essas doenças".

No Piauí, com o apoio do SINTE-PI, será realizada uma aula a partir das 8h30, na Praça do Liceu Piauiense, em Teresina. De acordo com a secretaria geral do sindicato piauense e coordenadora do projeto DST/Aids no estado, Josy Pires, a aula quer conscientizar jovens e adultos sobre a importância da prevenção da saúde e sexualidade dos educandos. "Na oportunidade vamos entregar para alunos e professores um kit com informações sobre como se prevenir das DST/AIDS", informou Josy.

Em Tocantins, o secretário de Comunicação do SINTET e coordenador do projeto DST/AIDS, Silvânio Mota na terça (01) esteve na Escola Estadual Liberdade, no Jardim Aureny III, para falar sobre o tema: DST/AIDS e Educação. Também ocorreu um ato público no Jardim Aureny III a partir das 8 horas, com concentração na Avenida Araguaia, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Liberdade, próximo à Praça Santo Antônio, em Palmas.

 

 

Fonte: CNTE

 

Cuiabá, MT - 04/12/2009 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 7311-7320 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter